Negócios

Walmart cria cargo para vigilância contra subornos

Atualmente, a varejista enfrenta um escândalo de subornos que levou a uma perda de US$ 10 bilhões em seu valor de mercado

O Walmart afirmou o novo responsável global de vigilância irá supervisionar cinco diretores em mercados internacionais (Wikimedia Commons)

O Walmart afirmou o novo responsável global de vigilância irá supervisionar cinco diretores em mercados internacionais (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2012 às 16h34.

O Walmart Stores Inc informou nesta terça-feira que criou um novo cargo na empresa para fiscalizar o cumprimento de uma lei dos Estados Unidos que proíbe subornos a autoridades estrangeiras, enquanto enfrenta um escândalo de subornos que levou a uma perda de 10 bilhões de dólares em seu valor de mercado.

A criação do novo diretor global de vigilância é um dos passos que a companhia tomou no último ano para gerenciar problemas de suborno quando os mesmos surgiram, afirmou o porta-voz da empresa, David Tovar, em comunicado.

Tovar, porém, se recusou a dizer quando o cargo foi criado, se alguém foi nomeado para assumi-lo e quem teria sido nomeado para o posto.

No sábado, o jornal "The New York Times" reportou que um advogado sênior do Walmart havia recebido um e-mail em setembro de 2005 de um executivo do Walmart de Mexico, descrevendo como a filial mexicana, conhecida como Walmex, havia pago subornos para obter permissões para a construção de lojas no país.

O Walmart afirmou o novo responsável global de vigilância irá supervisionar cinco diretores em mercados internacionais. A empresa também estabeleceu um diretor de vigilância no México que vai se reportar ao diretor global de vigilância.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasComércioEmpresas americanasWalmartSupermercadosVarejogestao-de-negociosEscândalosFraudesTransparência

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente