Negócios

Mantega: estranho BC ter informações sobre Panamericano

O ministro de Dilma afirmou que se a operação foi aprovada no departamento competente do Banco Central não tinha suspeitas sobre as irregularidades

Mantega: "Se o BC tivesse sabido, teria cometido infração de não ter avisado" (Renato Araújo/Agência Brasil)

Mantega: "Se o BC tivesse sabido, teria cometido infração de não ter avisado" (Renato Araújo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2011 às 13h30.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que acha estranha a informação de que o Banco Central tinha informações sobre a fraude no Banco Panamericano quando aprovou a venda de parte da instituição para a Caixa Econômica Federal (CEF), em julho de 2010. "Ninguém faz nada sem o aval do Banco Central. A Caixa pediu o aval e só o fez quando o BC liberou esta autorização", disse o ministro.

Mantega afirmou que se a operação foi aprovada no departamento competente do BC não tinha suspeitas sobre as irregularidades. "Se o BC tivesse sabido, teria cometido infração de não ter avisado", disse. O ministro afirmou ainda ter conhecimento de que a Caixa mandou fazer diligências no Panamericano antes da compra. "O Panamericano era auditado por vários anos, é que a fraude era de nível internacional, escapou a todos. Acho difícil que o BC soubesse. Caso contrário, teria cometido uma infração, mas quem deve responder a isso é o BC", reiterou.

Mantega esclareceu que não há dinheiro público envolvido porque as transações com fraudes estão cobertas com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). "Não há prejuízo. Não houve pressão do governo. Foi uma decisão da Caixa, porque interessa a ela", disse. Ele ainda esclareceu que as fraudes não estão relacionadas com a crise mundial. "Foi uma fraude muito bem-feita. O BC detectou a fraude depois que a Caixa efetuou a compra, senão a Caixa não teria feito o depósito", completou.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilBancosMercado financeiroBanco CentralCaixaBanco PanAmericanoSilvio SantosGuido Mantega

Mais de Negócios

Em ritmo acelerado de crescimento, Allp Fit fortalece relacionamento com franqueados

Essa empresária criou uma startup de IA para mulheres e faturou US$ 750 mil sem investidores

Bosch expande parceria com Alibaba para acelerar digitalização e expandir e-commerce global

Com 5 Super Bowls, esse é o time com maior valor de mercado da NFL