Negócios

Lucro líquido da Coca-Cola cresce apenas 1% no ano passado

No Brasil, taxa de crescimento das vendas atingiu dois dígitos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

O primeiro ano fiscal pleno de Neville Isdell no comando da Coca-Cola terminou com um lucro líquido de 4,872 bilhões de dólares. A cifra é apenas 1% maior que os 4,847 bilhões registrados em 2004. Empossado presidente mundial da companhia em maio de 2004, os analistas esperavam os resultados deste ano para verificar a real capacidade de Isdell recuperar a capacidade de crescimento da empresa (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre como a Pepsi conseguiu ultrapassar a Coca-Cola).

Muitos analistas ainda duvidam da consistência das medidas tomadas pela nova direção. As vendas líquidas atingiram 23,104 bilhões de dólares, cifra 6% maior que a do ano anterior. A mesma taxa de crescimento foi apresentada pelo lucro bruto, que somou 14,909 bilhões. Já o lucro operacional, de 6,085 bilhões, foi 7% maior.

Em comunicado à imprensa, Isdell considerou os resultados positivos. "Neste trimestre, fizemos muitos progressos para alcançar um avanço consistente. Ele encerra um ano de transição, no qual a companhia gerou um sólido crescimento", afirmou. Somente no quarto trimestre, a Coca-Cola elevou em 7% sua receita líquida, para 5,551 bilhões de dólares. O lucro operacional, porém, caiu 6% sobre o mesmo período de 2004, e somou 1,262 bilhão. Já o lucro líquido, 864 milhões, representou uma queda de 28% na mesma comparação.

Brasil

Segundo a companhia, os mercados emergentes foram os principais responsáveis pelo aumento das vendas no ano passado, com destaque para o Brasil, China, Rússia e Turquia. Na América Latina, o volume de vendas cresceu 6%. As receitas líquidas subiram 19% e o lucro operacional, 13%.

Somente no quarto trimestre, as vendas no Brasil subiram 7% (contra 5% no mercado latino-americano). De acordo com a Coca-Cola, o desempenho contribuiu para que as vendas no país crescessem a uma taxa de dois dígitos no ano passado. A empresa não informou a porcentagem.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett