Negócios

Lucro da ING cai 22% com provisão para inadimplência

Em resposta à deterioração da crise na zona do euro, a ING disse que reduziu sua exposição à Espanha

Sede da ING em Amsterdã (Robin van Lonkhuijsen/United Photos/Reuters)

Sede da ING em Amsterdã (Robin van Lonkhuijsen/United Photos/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2012 às 08h54.

Amsterdam - A empresa de serviços financeiros holandesa ING Groep NV informou nesta quarta-feira que seu lucro líquido caiu 22% no segundo trimestre, para 1,17 bilhão de euros (US$ 1,45 bilhão), de 1,51 bilhão de euros em igual período do ano passado. A queda foi resultado do aumento das provisões para empréstimos inadimplentes, que subiram 78%, para 541 milhões de euros, na mesma comparação, principalmente por causa da fragilidade econômica da Europa.

Em resposta à deterioração da crise na zona do euro, a ING disse que reduziu sua exposição à Espanha, para 34,9 bilhões de euros em julho de 41,1 bilhões em março, através da venda de bônus cobertos e títulos hipotecários. A operação gerou um prejuízo de 236 milhões de euros.

A ING é considerada uma das instituições mais fortes do enfraquecido setor financeiro da Europa, que sofre em meio aos problemas econômicos do continente, regulação mais rígida e uma série de escândalos.

No entanto, o grupo holandês, que recebeu um pacote de ajuda de 10 bilhões de euros em 2008, não está imune à crise. O rating da ING foi rebaixado em junho e a empresa adiou planos de pagar o empréstimo tomado há quatro anos para manter seu capital mais elevado. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasLucroEmpresas holandesasBalançosING

Mais de Negócios

Inscrições para o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais vão até o dia 19

Afya cria instituto para reduzir o impacto das Condições Crônicas Não Transmissíveis no Brasil

CEO da OpenAI revela não ter 'boa noite de sono' desde criação do ChatGPT

Irmãos transformam bar do Ori, em Florianópolis, em rede que vende 1 milhão de almôndegas por ano