Negócios

GM vende Opel a Peugeot e BNP Paribas por 2,2 bilhões de euros

Pelo acordo, a Peugeot pagará 1,3 bilhão de euros pelas marcas Opel e Vauxhall

Opel: com a operação, GM verá seu volume de vendas cair 10 (Jean-Paul Pelissier/Reuters)

Opel: com a operação, GM verá seu volume de vendas cair 10 (Jean-Paul Pelissier/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de março de 2017 às 06h51.

Paris - A General Motors (GM) anunciou hoje que fechou um acordo para a venda de sua unidade europeia, a Opel, para a Peugeot e o BNP Paribas, por 2,2 bilhões de euros (US$ 2,33 bilhões).

Pelo acordo, a Peugeot pagará 1,3 bilhão de euros pelas marcas Opel e Vauxhall. Já as operações financeiras da Opel serão adquiridas em conjunto pela Peugeot e pelo BNP Paribas, por cerca de 900 milhões de euros.

A transação também prevê garantias para que a GM adquira até 4,2% do capital da Peugeot. Como essas opções só poderão ser exercidas cinco anos após a data de emissão, a GM não se tornará acionista da montadora francesa de imediato.

Ao se desfazer da Opel, que vendeu seu primeiro veículo no fim do século 19 e hoje comercializa em torno de 1 milhão de automóveis por ano na Europa, a GM verá seu volume global cair cerca de 10%, o que significa que a executiva-chefe da empresa norte-americana, Mary Barra, não tem planos de acirrar a disputa pelo título de maior montadora do mundo.

A forte queda da libra esterlina que se seguiu à vitória do chamado "Brexit" - processo para a retirada do Reino Unido da União Europeia -, em meados do ano passado, acabou com a expectativa da GM de voltar a ter lucros com a Opel em 2016. No mercado britânico, a Opel vende cerca de 250 mil carros da marca Vauxhall por ano.

Apesar da perda em volume, a GM terá uma melhora imediata em sua margem de lucro, uma vez que a Opep opera no vermelho desde 1999 e vem apresentando prejuízos anuais em torno de US$ 1 bilhão desde então. Já os concorrentes de Detroit - Ford e Fiat Chrysler - voltaram a lucrar na Europa recentemente.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:CarrosGM – General MotorsPeugeotFusões e Aquisições

Mais de Negócios

Parque temático reproduz vila erguida pelos primeiros imigrantes italianos na Serra Gaúcha, em 1875

Plataforma amplia serviços com foco nos empreendedores de pequeno porte, responsáveis por 30% do PIB

Esse gestor desafia conselho de Warren Buffett sobre estratégia de investimentos

Mestre e doutora, ela criou consultoria de comportamento que vai crescer 200% em 2025