Negócios

Funcionários da Iberia iniciam nova greve

Os trabalhadores protestarem contra o plano de ajuste da companhia, que prevê 3.807 demissões

Funcionários da Iberia em greve protestam no aeroporto de Málaga, na Espanha. O banner diz: "Não às demissões na Península Ibérica. Pare a colonização britânica" (REUTERS / Jon Nazca)

Funcionários da Iberia em greve protestam no aeroporto de Málaga, na Espanha. O banner diz: "Não às demissões na Península Ibérica. Pare a colonização britânica" (REUTERS / Jon Nazca)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2013 às 07h38.

Madri - Os funcionários da Iberia começaram na segunda-feira uma nova série de greves de cinco dias para protestarem contra o plano de ajuste da companhia, que prevê 3.807 demissões.

Um total de 1.280 voos foi cancelado nesse período pela Iberia, Iberia Express, Vueling e Air Nostrum. A maioria dos passageiros foi realocada em voos de outras transportadoras.

A Iberia, que cancelou 431 voos nesta semana, disse que acomodou 95 por cento dos 40 mil passageiros afetados pela greve.

Não houve incidentes relevantes no começo da greve nos aeroportos da Espanha, segundo representantes da Iberia e do gestor aeroportuário Aena.

A Iberia e os representantes dos trabalhadores chegaram a acordo em 21 de fevereiro para aceitar um mediador na disputa trabalhista, mas os sindicatos disseram que manteriam as paralisações e a companhia afirmou que continuaria com as demissões em massa.

As greves contra o plano de ajuste começaram em 22 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteAviaçãocompanhias-aereasIberiaGreves

Mais de Negócios

Essa empresa viralizou no TikTok — e agora despenca na bolsa

The Town deve movimentar R$ 2 bilhões em São Paulo, diz SPTuris

NFL no Brasil: vendas de produtos licenciados da New Era subiram quase 200% em um ano

Do zero aos US$ 12 bilhões: as lições valiosas de Giorgio Armani sobre marketing de luxo