Negócios

Empréstimos ofuscam salto nos lucros do BBVA na Espanha

Segundo maior banco da Espanha sentiu o impacto da recessão em seu mercado doméstico, onde a receita com empréstimos caiu


	Sede do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA): companhia está entre alguns dos bancos espanhóis saudáveis ​​que sobreviveram à crise sem ter a ajuda de um plano de resgate
 (Carlos Alvarez/Getty Images)

Sede do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA): companhia está entre alguns dos bancos espanhóis saudáveis ​​que sobreviveram à crise sem ter a ajuda de um plano de resgate (Carlos Alvarez/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2013 às 10h36.

Madri - O segundo maior banco da Espanha, BBVA, sentiu o impacto da recessão em seu mercado doméstico, onde a receita com empréstimos caiu e teve maiores prejuízos com propriedades no primeiro trimestre, ofuscando um forte aumento no lucro líquido.

As vendas de empresas na América Latina e ganhos constantes em mercados estrangeiros, como no México, compensaram alguns dos problemas internos do BBVA, ajudando a impulsionar o lucro líquido a subir 73 por cento, o que o torna o banco mais rentável da Espanha no trimestre.

O BBVA está entre alguns dos bancos espanhóis saudáveis ​​que sobreviveram à crise do mercado imobiliário sem ter a ajuda de um plano de resgate europeu de 41 bilhões de euros, no ano passado.

Tal como o seu maior rival Santander, o BBVA depende das receitas no exterior para compensar os problemas na Espanha, onde o desemprego subiu para 27 por cento.

A receita de juros líquida do banco espanhol, uma medida de ganhos com empréstimos, não alcançou a previsão média em uma pesquisa da Reuters com analistas, segurado por uma queda de 9 por cento na Espanha de um ano atrás. O Santander também perdeu as previsões para a margem financeira.

O presidente-executivo do BBVA, Angel Cano, disse que a receita líquida de juros na Espanha iria melhorar gradualmente este ano.

O banco recuperou-se para obter um lucro trimestral na Espanha, após apresentar prejuízo para o fechado do ano de 2012, ajudado por provisões menores.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosLucroFinançasBBVA

Mais de Negócios

Gigante de departamentos no Reino Unido, M&S supera ataque hacker e mantém crescimento no varejo

Na pandemia, ele transformou seu hobby em um negócio de US$6 mi: 'Sinto que estou vivendo um sonho'

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025