Negócios

Em vídeo antigo, Zuckerberg mostra um Facebook bem diferente

Segundo o criador da então startup, o objetivo era criar uma comunidade online para universitários


	Mark Zuckerberg: o objetivo era criar uma comunidade online para universitários
 (David Paul Morris/Bloomberg)

Mark Zuckerberg: o objetivo era criar uma comunidade online para universitários (David Paul Morris/Bloomberg)

Karin Salomão

Karin Salomão

Publicado em 22 de abril de 2016 às 08h44.

São Paulo – Em uma entrevista antiga, um Mark Zuckerberg muito mais novo fala sobre seus planos para o futuro da rede social. Na época, o site ainda era chamado de TheFacebook.com e se voltava exclusivamente para estudantes universitários.

Temos nas mãos informações sobre as pessoas que as universidades também têm. Por isso, precisamos fazer o site interessante, para que as pessoas queiram usar e colocar suas informações lá, disse o criador da então startup.

A entrevista é feita no primeiro escritório do Facebook. Zuckerberg senta em um sofá preto surrado, adornado com pôsteres dos filmes Scarface e Pulp Fiction.

A rede foi lançada em Harvard, em 2004. Em poucas semanas, conta Zuckerberg, dois terços dos alunos já estavam inscritos.

Ela se expandiu para Yale, Columbia e Stanford, que já tinham comunidades online próprias. No fim daquele ano, já estavam em 29 universidades.

Depois que Zuckerberg passou um verão em Palo Alto, que hoje é o local da sede do Facebook, a rede já estava em centenas de instituições.

Mas, até aquele momento, esse era o único objetivo da empresa: recriar, nas redes, as comunidades acadêmicas das universidades americanas. Na entrevista, Zuckerberg afirma que não pretendia ser muito maior do que isso.

Até a sede antiga da empresa lembra o ambiente universitário. No vídeo, Zuckerberg bebe cerveja em um copo de plástico e seus colegas se desafiam a beber de cabeça para baixo.

Confira a entrevista abaixo:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesEmpresas de internetEmpresas americanasFacebookRedes sociaisInternetempresas-de-tecnologiaVídeosmark-zuckerbergPresidentes de empresaEntrevistas

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente