Diego Cáceres, CEO da rede Laghetto: maior rede de hotéis da Serra vai acabar com abordagens externas a turistas para projetos de multipropriedade (Leandro Fonseca /Exame)
Repórter de Negócios
Publicado em 5 de agosto de 2025 às 09h42.
Visitar Gramado nos últimos anos era quase garantia de ser abordado nas esquinas da cidade por promotores oferecendo jantares, ingressos ou prêmios em troca de uma “visita rápida” a algum projeto imobiliário.
A maioria deles era do tipo multipropriedade — modelo em que o comprador adquire o direito de uso de um imóvel por semanas específicas no ano.
As abordagens nas ruas, que dividiam opiniões entre moradores e turistas, chegaram a ser proibidas por lei em 2023, mas seguiam em lugares fechados.
Agora, começam a sair de cena também por iniciativa das próprias empresas.
O maior movimento nesse sentido veio nesta semana do Grupo Laghetto Golden Multipropriedades, um dos principais nomes do setor. Por trás, está a maior rede de hotéis da serra gaúcha.
A partir de 1º de agosto de 2025, o Grupo Laghetto anunciou o fim oficial de suas operações de captação externa em Gramado — prática que já havia sido encerrada em Canela em junho.
A decisão inclui a suspensão de parcerias com estabelecimentos comerciais para esse fim.
Agora, todo o processo de vendas será feito exclusivamente em ambientes internos, como hotéis e showrooms da própria empresa.
Segundo o grupo, a decisão está alinhada com uma proposta de “atendimento mais qualificado e exclusivo”, voltada à valorização da experiência do visitante.
“Ao centralizar nossas operações de vendas, contribuímos positivamente para a harmonia do espaço urbano e qualificamos a jornada do turista como um todo”, afirmou a empresa em nota assinada pela diretoria.
A mudança é também uma resposta ao novo ambiente regulatório e às críticas sobre a insistência de abordagens no espaço público. Ao migrar suas ações para dentro de seus empreendimentos, a Laghetto afirma reforçar “os mais altos padrões de qualidade, ética e respeito ao tempo dos visitantes”.
Fundado em 1989, com o primeiro hotel inaugurado à beira do Lago Joaquina Rita Bier, o Grupo Laghetto cresceu de forma estruturada a partir da década de 2000 e hoje é a maior rede hoteleira da Serra Gaúcha.
Atualmente, opera 23 unidades em 7 destinos, com cerca de 3.600 apartamentos e 1.300 funcionários. Só em Gramado, a rede soma 13 hotéis em operação ou implantação.
Além da hotelaria tradicional, o grupo é uma das referências nacionais em projetos de multipropriedade, segmento que combina hospitalidade e incorporação.
Nos últimos anos, ampliou sua atuação para São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, e aposta também em resorts temáticos, como os empreendimentos em construção em São Francisco de Paula (RS), ligados aos clubes Grêmio e Internacional.
A mudança no modelo comercial vem num momento de consolidação: a empresa projeta um faturamento de R$ 440 milhões em 2025. Ao abrir mão das abordagens externas, o grupo reforça seu posicionamento de alto padrão — e pressiona outras empresas do setor a seguir pelo mesmo caminho.