Negócios

Apresentado por KIWIFY

Conheça Artur de Oliveira Ribas, co-founder da Kiwify

Artur de Oliveira Ribas é o nome por trás do sucesso da plataforma que oferece hospedagem, gerenciamento e comercialização de produtos digitais

Artur de Oliveira Ribas, cofundador e CEO da Kiwify: plataforma reúne 1,7 milhão de produtores registrados (Kiwify/Divulgação)

Artur de Oliveira Ribas, cofundador e CEO da Kiwify: plataforma reúne 1,7 milhão de produtores registrados (Kiwify/Divulgação)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 30 de junho de 2023 às 09h00.

Última atualização em 30 de junho de 2023 às 10h03.

Cofundador e CEO da Kiwify, uma plataforma que oferece toda a infraestrutura para quem quer vender produtos digitais, como cursos e mentorias online, Artur de Oliveira Ribas tem se destacado pela forma peculiar como vem transformando o jeito de vender e consumir infoprodutos no Brasil.

Em janeiro de 2020, Ribas lançou o Kiwicheckout, que posteriormente evoluiu para o Kiwify, uma plataforma para a venda de infoprodutos que já reúne cerca de 1,7 milhão de produtores registrados, e uma rede com mais de 7 milhões de compradores, consagrando-se como a plataforma de infoprodutos que mais cresce no Brasil.

A empresa também está por trás de um dos maiores podcasts de marketing digital do Brasil – o Kiwicast – e de um dos maiores eventos de marketing digital do Brasil: o Kiwify Festival, que reuniu 2,5 mil pessoas no mês de junho em São Paulo.

Qual é a história do cofundador da Kiwify?

Apesar da notoriedade recente, a jornada empreendedora de Ribas começou em 2010, desenvolvendo servidores para jogos online. Com um investimento inicial de seu sócio, ele expandiu sua operação, aumentando o número de servidores para 16. A estratégia de marketing boca a boca funcionou, e ele rapidamente construiu uma comunidade de 50 mil jogadores com seu próprio servidor de jogo.

Entre 2011 e 2012, Ribas passou a estudar modelos de negócios fora do Brasil. Foi quando se apaixonou pelo marketing digital. Com um investimento modesto, de R$ 600, ele estabeleceu uma rede de publicidade baseada em anúncios. Funcionava assim: os sites monetizavam seus conteúdos por meio de links protegidos, gerando receita tanto para os sites quanto para os anunciantes. Resultado: a rede cresceu rapidamente, alcançando centenas de milhões de visualizações, e passando de zero a 16 mil editores em apenas três meses.

Depois desse feito, Ribas cofundou e atuou como CEO da RPX Internet, um marketplace para venda de infoprodutos e produtos físicos. A empresa, que empregava mais de 20 pessoas e tinha escritórios em Balneário Camboriú (SC) e São Paulo, alcançou sucesso internacional, vendendo para mais de 30 países em diferentes continentes por meio de estratégias de marketing de resposta direta.

Em 2019, foi a vez de Ribas ser cofundador e CEO de uma nova empresa: a dPay.ng, na Nigéria. A plataforma fornecia empréstimos instantâneos para pessoas sem histórico financeiro em países em desenvolvimento.

“Minha jornada durante todos esses anos me deu muita bagagem para alcançar todo o sucesso da Kiwify”, diz Ribas. A missão continua, diz ele. “Esperamos aumentar nosso faturamento nos próximos anos, e atingir positivamente um número cada vez maior de pessoas.

Acompanhe tudo sobre:branded-content

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente