Negócios

Cemig solicita ao STF isenção de investimento ambiental

O TJ-MG determina que a estatal mineira invista o equivalente a, no mínimo, 0,5% da receita operacional em medidas dessa natureza


	Cemig: para estatal, haveria "grave lesão" a seu patrimônio pelo montante envolvido no imbróglio
 (Divulgação/Divulgação)

Cemig: para estatal, haveria "grave lesão" a seu patrimônio pelo montante envolvido no imbróglio (Divulgação/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2014 às 17h17.

São Paulo - A Cemig ajuizou ação cautelar no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de liminar, na qual solicita efeito suspensivo contra decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) que a obriga a investir na proteção e preservação ambiental de mananciais hídricos nos municípios de Uberaba, Água Comprida, Delta, Campo Florido e Veríssimo.

O TJ-MG determina que a estatal mineira invista o equivalente a, no mínimo, 0,5% da receita operacional em medidas dessa natureza.

De acordo com informações da página eletrônica do STF, a Cemig alega que a determinação de obrigações tributárias ou tributárias ambientais contra concessionárias federais de energia deve ser feita pela União, e não por intermédio de leis estaduais.

A estatal mineira também salienta que, na eventualidade de o cumprimento da sentença ser iniciado antes do julgamento do recurso extraordinário, haveria "grave lesão" a seu patrimônio em função do montante envolvido no imbróglio.

O relator do caso será o ministro Marco Aurélio Mello.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasCemigEstatais brasileirasEnergia elétricaEmpresas estataisServiçosMeio ambienteSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Negócios

Inscrições para o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais vão até o dia 19

Afya cria instituto para reduzir o impacto das Condições Crônicas Não Transmissíveis no Brasil

CEO da OpenAI revela não ter 'boa noite de sono' desde criação do ChatGPT

Irmãos transformam bar do Ori, em Florianópolis, em rede que vende 1 milhão de almôndegas por ano