Negócios

Bankia deve anunciar prejuízo de 19 bi de euros em 2012

O rombo foi gerado especialmente após a transferência de ativos para o novo banco criado para receber os ativos de difícil liquidação, o Sareb


	Bankia: segundo o FT, boa parte do prejuízo - de cerca de 12 bilhões de euros - foi concentrada no quarto trimestre de 2012
 (Dominique Faget/AFP)

Bankia: segundo o FT, boa parte do prejuízo - de cerca de 12 bilhões de euros - foi concentrada no quarto trimestre de 2012 (Dominique Faget/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 09h30.

Londres - A Espanha deve conhecer nos próximos dias um número histórico. Segundo o jornal britânico Financial Times, o banco Bankia vai anunciar um prejuízo de 19 bilhões de euros no ano passado, o maior da história de uma empresa espanhola.

O rombo foi gerado especialmente após a transferência de ativos para o novo banco criado para receber os ativos de difícil liquidação, o Sareb.

Segundo o FT, boa parte do prejuízo - de cerca de 12 bilhões de euros - foi concentrada no quarto trimestre de 2012, quando foram transferidos ativos considerados ruins para o Sareb. Nessa operação, o Bankia entregou operações de crédito que estão inadimplentes e que são de difícil recuperação.

Normalmente, são financiamentos imobiliários concedidos antes do estouro da bolha espanhola. Ao transferir o crédito, porém, o Bankia recebe um valor em dinheiro com grande desconto em relação ao crédito total. Portanto, com prejuízo.

Já no meio da crise econômica espanhola, o Bankia nasceu em 2010 da fusão de sete bancos regionais, sob a liderança da Caja Madrid e da Bancaja.

O ex-presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Rodrigo Rato foi o primeiro presidente da instituição, que chegou a lançar ações na Bolsa de Valores de Madri.

O problema, porém, é que todos os sete bancos originais tinham elevado porcentual de operações de crédito ruim nas carteiras, majoritariamente imobiliário. Atualmente, o governo espanhol tem cerca de 45% do capital do Bankia. Mas, segundo o FT, é esperado um resgate nas próximas semanas, o que pode elevar a participação estatal no banco para mais de 70%.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEuropaPiigsPrejuízoEspanhaBankia

Mais de Negócios

Bill Gates, Nvidia e Google investem US$ 863 milhões em startup de fusão nuclear

Ele superou golpe e enchente para erguer um negócio de R$ 30 milhões com riquezas da Amazônia

Ford faz recall de quase 500 mil veículos nos EUA por risco de vazamento de fluido de freio

Fabricante do refrigerante catarinense Max Laranjinha completa 100 anos e amplia linha de bebidas