Vulcão Kilauea, no Havaí (Reprodução)
Agência de notícias
Publicado em 26 de maio de 2025 às 11h44.
Última atualização em 26 de maio de 2025 às 12h03.
O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção, na tarde de domingo. Esse é o 23º episódio da atual erupção do Kilauea, que teve início em 23 de dezembro de 2024. Neste episódio, o vulcão expeliu colunas de lava a mais de 300 metros acima do Havaí, de acordo com vulcanologistas dos Estados Unidos.
Essas erupções vêm acompanhadas de níveis elevados de dióxido de carbono e dióxido de azul, ambientes perigosos para a saúde.
O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo. Ele possui aproximadamente 1.247 metros de altura acima do nível do mar e apresenta atividade constante, com erupções regulares que, em alguns casos, duram anos.
Em 2018, uma erupção intensa envolveu a evacuação de milhares de pessoas, destruiu mais de 700 casas e mudou significativamente a paisagem local, incluindo o desaparecimento do lago de lava da cratera Halemaʻumaʻu.
Desde 2020, o Kilauea continua apresentando atividades intermitentes, como o reaparecimento do lago de lava na cratera, evoluindo continuamente o terreno ao seu redor. Além de sua relevância geológica, o vulcão tem grande importância cultural para os havaianos. Ele é considerado sagrado e associado à deusa do fogo e dos vulcões, Pele.