Mundo

União Europeia aceitará a tarifa universal de Trump, mas busca isenções importantes

Bloco quer que os EUA se comprometam com taxas mais baixas para os setores farmacêuticos, o de álcool, semicondutores e aeronaves comerciais

Acordo UE-EUA: blocos comerciais em negociação para evitar aumento das tarifas, com foco em setores estratégicos. (Brendan SMIALOWSKI / AFP)

Acordo UE-EUA: blocos comerciais em negociação para evitar aumento das tarifas, com foco em setores estratégicos. (Brendan SMIALOWSKI / AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 30 de junho de 2025 às 17h40.

Última atualização em 30 de junho de 2025 às 18h10.

Tudo sobreUnião Europeia
Saiba mais

A União Europeia está disposta a aceitar um acordo comercial com os Estados Unidos que inclua uma tarifa universal de 10% sobre muitas das exportações do bloco, mas com a condição de que os EUA se comprometam a taxas mais baixas em setores estratégicos, como o farmacêutico, semicondutores, álcool e aeronaves comerciais. O bloco também está pressionando por isenções e cotas para reduzir a tarifa de 25% imposta por Washington sobre carros e autopeças, além da tarifa de 50% sobre o aço e alumínio.

Embora a Comissão Europeia, que gerencia as questões comerciais da zona do euro, considere que este acordo favorece ligeiramente os EUA, fontes anônimas indicam que a UE ainda pode aceitá-lo, com o intuito de evitar maiores consequências comerciais.

Acordo até 9 de julho e negociações em andamento

A UE tem até o dia 9 de julho para fechar um acordo comercial com Donald Trump antes que as tarifas sobre quase todas as exportações do bloco para os EUA aumentem para 50%. O presidente dos EUA impôs tarifas sobre diversos parceiros comerciais, visando restaurar a indústria nacional e combater o que considera ser práticas desleais de outros países.

De acordo com fontes próximas às negociações, a UE e os EUA estão cada vez mais confiantes de que um acordo provisório pode ser alcançado antes do prazo final, permitindo que as negociações continuem além de 9 de julho. Qualquer acordo também abrangeria barreiras tarifárias e não tarifárias, além de um compromisso de compras de produtos importantes dos EUA e novas áreas de cooperação entre os blocos.

A Comissão Europeia confirmou que o chefe de comércio da UE, Maros Sefcovic, liderará uma delegação em Washington nesta semana para avançar nas negociações. O bloco acredita que um acordo provisório ainda é a melhor opção, mas as autoridades não conseguiram especificar por quanto tempo esse acordo provisório poderia durar.

Acompanhe tudo sobre:União EuropeiaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista