Mundo

UE busca ação coordenada para recapitalizar setor bancário

A Alemanha pediu na quarta-feira a recapitalização dos bancos europeus para evitar um grande contágio da crise da dívida

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso: "propomos aos Estados membros uma ação coordenada para recapitalizar os bancos, e eliminar os ativos podres que possam ter" (John Thys/AFP)

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso: "propomos aos Estados membros uma ação coordenada para recapitalizar os bancos, e eliminar os ativos podres que possam ter" (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2011 às 09h09.

Bruxelas - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, confirmou nesta quinta-feira que propõe uma ação coordenada na Europa para recapitalizar os bancos e eliminar os ativos podres.

"Propomos aos Estados membros (da UE) uma ação coordenada para recapitalizar os bancos, e eliminar os ativos podres que possam ter", disse Barroso durante uma entrevista ao canal Euronews.

A Alemanha pediu na quarta-feira a recapitalização dos bancos europeus para evitar um grande contágio da crise da dívida, durante uma visita da chanceler alemã Angela Merkel a Bruxelas.

Merkel disse que é justificado recapitalizar os bancos europeus que precisam e destacou que o país está disposto a fazê-lo caso seja necessário.

A perspectiva de uma participação superior do que o previsto dos bancos no plano de ajuda à Grécia fragiliza o conjunto do setor bancário europeu. O anúncio, na terça-feira, do desmoronamento do banco franco-belga Dexia acelerou os planos de Bruxelas para socorrer os bancos, em particular alemães e franceses, muito expostos à dívida grega.

Acompanhe tudo sobre:BancosEuropaFinançasUnião EuropeiaCrises em empresas

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista