Mundo

Turquia convoca embaixadores nos EUA e Israel em protesto por Gaza

País também pedirá uma sessão da Assembleia Geral da ONU para discutir a mudança da embaixada americana para Jerusalém

Faixa de Gaza: porta-voz da Turquia chamou de "massacre" a morte de dezenas de manifestantes palestinos na região (Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)

Faixa de Gaza: porta-voz da Turquia chamou de "massacre" a morte de dezenas de manifestantes palestinos na região (Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)

E

EFE

Publicado em 14 de maio de 2018 às 20h37.

Ancara - A Turquia chamou nesta segunda-feira os embaixadores do país em Washington e Tel Aviv para consultas em protesto pela morte de 55 palestinos durante as manifestações contra a mudança da embaixada dos Estados Unidos em Israel para Jerusalém.

O porta-voz do governo da Turquia, Bekir Bozdag, afirmou que os dois diplomatas voltarão para Ancara em breve. Amanhã, o parlamento do país também fará uma sessão especial sobre Jerusalém.

Além disso, o porta-voz anunciou a convocação de uma reunião de emergência da Organização da Conferência Islâmica (OCI), que reúne cerca de 50 países muçulmanos. A Turquia preside a OCI neste ano.

"O Estado terrorista de Israel e os Estados Unidos, que protegem este Estado terrorista, e todos os que os apoiam serão obrigados a deixar Jerusalém", afirmou Bozdag ao fazer o anúncio.

A Turquia também pedirá uma sessão da Assembleia Geral da ONU para discutir a mudança da embaixada americana para Jerusalém.

"Mais uma vez, os EUA estão ficando sozinhos e perderam sua qualidade de mediador para buscar a paz na região", concluiu Bozdag.

Milhares de pessoas convocadas pela organização humanitária islamita IHH foram às ruas do centro de Istambul para protestar contra a mudança da embaixada americana para Jerusalém.

Alguns manifestantes queimaram bandeiras dos EUA e de Israel durante o protesto, gritando que Jerusalém pertence aos muçulmanos.

A IHH organizou em 2010 uma missão que buscava romper o bloqueio de Israel na Faixa de Gaza. A ação terminou com a morte de dez ativistas turcos, mortos pelas forças armadas israelenses.

Poucas horas antes, Bozgad tinha chamado de "massacre" a morte de dezenas de manifestantes palestinos em Gaza. O porta-voz afirmou que os EUA têm a mesma responsabilidade que Israel pela violência.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Faixa de GazaIsraelTurquia

Mais de Mundo

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo

Vídeo mostra momento raro de ruptura no solo após terremoto ; assista

Volume de reservas de contêineres da China para EUA cresce 277% após redução de tarifas