Mundo

Tufão Mangkhut se aproxima das Filipinas e chuvas atingem norte do país

Mais de 9 mil pessoas foram transferidas para abrigos temporários à medida que o tufão Mangkhut se aproxima do país

Filipinas: ondas destrutivas de até seis metros podem atingir vilarejos no caminho do tufão (Twitter/PAGASA-DOST/Reprodução)

Filipinas: ondas destrutivas de até seis metros podem atingir vilarejos no caminho do tufão (Twitter/PAGASA-DOST/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 14 de setembro de 2018 às 16h11.

Manila  - Autoridades das Filipinas esvaziaram mais áreas nesta sexta-feira e advertiram cerca de 5,2 milhões de pessoas que moram no provável caminho de um poderoso tufão, à medida que o país se prepara para fortes chuvas e prováveis danos a infraestruturas e plantações.

O tufão Mangkhut deve atravessar a ponta norte das Filipinas na manhã de sábado, com ventos de 205 km/h e rajadas de até 255 km/h, que tem mantido desde que atingiu a Micronésia no início da semana.

Mais de 9 mil pessoas foram transferidas para abrigos temporários à medida que o Mangkhut, conhecido localmente como Ompong, se aproxima das províncias produtoras de arroz e milho de Cagayan e Isabela, onde o tufão deve chegar na madrugada de sábado.

Meteorologistas advertiram sobre o risco de ondas destrutivas de até seis metros atingirem vilarejos no caminho do tufão.

"Meu pedido é que precisamos prestar atenção nas recomendações das autoridades. Fiquem dentro de casa", disse o assessor presidencial Francis Tolentino, principal coordenador do governo para desastres.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisFilipinasTufões

Mais de Mundo

Exército israelense afirma que usará 'força sem precedentes' em Gaza

BC argentino volta a intervir no dólar e despeja US$ 670 milhões no mercado

Venezuela diz que há uma 'guerra não declarada' após mobilização dos EUA no Caribe

Conselho de Segurança da ONU aprova retomada de sanções ao Irã por seu programa nuclear