Mundo

Trump e Xi Jinping conversam por telefone, informa imprensa chinesa

Os dois governantes conversaram 'a pedido' de Trump, destacou a agência de notícias Xinhua

Trump e Xi conversam por telefone, na primeira ligação desde o início do mandato americano (Jim Watsonpeter Klaunzer/AFP/Getty Images)

Trump e Xi conversam por telefone, na primeira ligação desde o início do mandato americano (Jim Watsonpeter Klaunzer/AFP/Getty Images)

Publicado em 5 de junho de 2025 às 10h40.

O presidente da China, Xi Jinping, conversou por telefone nesta quinta-feira, 5, com seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, informou a imprensa estatal chinesa.

Os dois governantes conversaram "a pedido" de Trump, destacou a agência de notícias Xinhua.

A conversa aconteceu em um contexto de fortes tensões comerciais e diplomáticas entre as duas potências. Com a notícia, o dólar ampliou a queda, para R$ 5,5972, desvalorização de 0,84%, por volta de 10h25.

A ligação entre os líderes marcou o primeiro contato formal conhecido desde que Trump assumiu o cargo. A última conversa conhecida entre Trump e Xi ocorreu em janeiro, antes da posse do presidente americano.

As relações entre os dois rivais se deterioraram nas últimas semanas, com ambos os lados acusando o outro de violar a trégua comercial que havia reduzido tarifas que estavam em níveis altíssimos. Com o novo conflito ameaçando a frágil trégua, analistas de mercado estavam esperançosos de que a conversa abrisse caminho para uma saída negociada do impasse comercial.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Os futuros das ações dos EUA dispararam para o pico da sessão após a ligação ser divulgada pela Xinhua.

Trump tem afirmado há muito tempo que conversas diretas com Xi são a única forma de resolver as diferenças entre as nações, mas o líder chinês tem se mostrado relutante em falar por telefone com seu homólogo americano — preferindo que assessores conduzam as negociações sobre questões-chave.

*Com o Globo e AFP.

Acompanhe tudo sobre:Xi JinpingDonald TrumpEstados Unidos (EUA)ChinaDólar

Mais de Mundo

Vulcão na Indonésia entra em erupção com nível de alerta elevado

Trump diz que militares dos EUA afundaram outro barco com 'narcotraficantes' no Caribe

Governo Trump impõe novas restrições ao acesso de Harvard a verbas públicas

No Equador, Noboa convoca referendo sobre bases militares estrangeiras no país