Mundo

Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica após apresentar inchaço nos tornozelos

Estado de saúde do presidente dos Estados Unidos foi anunciado nesta quinta-feira pela Casa Branca

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 17 de julho de 2025 às 15h36.

Última atualização em 17 de julho de 2025 às 17h24.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira, 17, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica. A secretária de imprensa, Karoline Leavitt, ressaltou em um comunicado que o republicano segue com "excelente" estado de saúde.

Trump, que tem 79 anos, passou por uma avaliação médica após a divulgação de imagens nas quais o presidente aparecia com tornozelos inchados e manchas nas mãos, disse Karoline Leavitt.

O inchaço nos tornozelos está relacionado à doença venosa crônica, um distúrbio que ocorre quando válvulas danificadas dificultam o retorno do sangue das pernas para o coração. A porta-voz da Casa Branca descreveu a condição como "comum, especialmente em pessoas com mais de 70 anos".

Ela acrescentou que se trata de uma "condição benigna e comum" e que não foi detectada trombose venosa profunda ou doença nas artérias.

"É relevante esclarecer que não foram observados sinais de trombose venosa profunda ou doença arterial. O presidente segue com excelente saúde", completou.

Os hematomas nas mãos de Trump foram atribuídos aos apertos de mão frequentes, sendo também um "efeito colateral bem conhecido e inofensivo do uso de aspirina", explicou. O presidente faz uso do medicamento como parte de um "tratamento padrão de prevenção cardiovascular".

Não deixe de conferir:

O que é insuficiência venosa crônica?

A insuficiência venosa crônica (IVC) é uma condição em que o sistema venoso, especialmente nas pernas, perde a capacidade de garantir o retorno adequado do sangue ao coração. Isso ocorre, geralmente, devido à dilatação das veias e/ou ao mau funcionamento das válvulas venosas, que têm a função de evitar o refluxo do sangue, principalmente com a ação da gravidade.

Quando as válvulas venosas não conseguem desempenhar seu papel corretamente ou há obstrução no sistema venoso, seja superficial ou profundo, o sangue se acumula (estase) nas veias das pernas. Isso gera um aumento da pressão venosa local, resultando em diversos sintomas e sinais, como:

  • Sensação de peso e dor nas pernas;
  • Edema (inchaço) em tornozelos e pernas;
  • Varizes (veias dilatadas e visíveis);
  • Alterações na pele (escurecimento, descamação, dermatite ocre);
  • Formação de úlceras venosas (feridas de difícil cicatrização).
Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpDoençasEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'

Alemanha e Reino Unido assinam pacto de defesa mútua em meio a distanciamento dos EUA da Europa

Após escalada de Israel contra Damasco, Síria retira tropas de Sweida e diz querer evitar guerra

Nova receita da Coca-Cola? Empresa responde Trump e defende xarope de milho para adoçar