Mundo

Trump aceita se reunir com Kim Jong-un em maio

Para iniciar a negociação, Kim Jong-un ofereceu aos EUA suspender os seus testes com mísseis balísticos e abordar um processo de desnuclearização

Trump e Kim: o encontro ocorrerá em maio (Kevin Lamarque, KCNA/Handout/Reuters)

Trump e Kim: o encontro ocorrerá em maio (Kevin Lamarque, KCNA/Handout/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de março de 2018 às 21h34.

Última atualização em 8 de março de 2018 às 22h48.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aceitou nesta quinta-feira a reunião proposta pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e disse que esse encontro ocorrerá em maio, informaram emissários sul-coreanos em Washington.

Para iniciar a negociação, Kim Jong-un ofereceu aos EUA suspender os seus testes com mísseis balísticos e abordar um processo de desnuclearização da península da Coreia.

O anúncio foi feito pelo chefe do Escritório de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, que hoje entregou a Trump, na Casa Branca, uma carta que lhe tinha sido dada na segunda-feira por Kim Jong-un durante uma reunião em Pyongyang.

"O presidente Trump agradeceu a reunião informativa e disse que se reunirá com Kim Jong-Un em maio para conseguir uma desnuclearização permanente", disse Chung Eui-yong em um breve pronunciamento.

"Junto ao presidente Trump estamos otimistas sobre continuar um processo diplomático para provar a possibilidade de uma resolução pacífica", acrescentou o emissário sul-coreano.

O emissário também disse que Coreia do Sul, EUA e demais aliados manterão "pressão" diplomática e econômica "até que a Coreia do Norte cumpra sua palavra com ações concretas".

Antes de vir hoje a Washington, Chung Eui-yong tinha se reunido na última segunda-feira em Pyongyang com Kim Jong-un, que lhe expressou seu desejo de se reunir com Trump "o mais rápido possível" e se comprometeu a "se abster de realizar mais testes nucleares ou de mísseis" e mostrou seu "compromisso com a desnuclearização".

Kim Jong-un e Chung Eui-yong também acordaram uma reunião entre o líder norte-coreano e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a ser realizada na fronteira entre as duas Coreias em abril, pouco antes do encontro com Trump.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteEstados Unidos (EUA)Donald TrumpCoreia do SulKim Jong-un

Mais de Mundo

França alerta que responderá 'com extrema firmeza' possíveis represálias de Israel

Aeroporto de Bruxelas cancela metade dos voos após ataque cibernético

Ministro espanhol pede urgência na ratificação do acordo UE-Mercosul: 'não há desculpas para adiar'

Ataque aéreo russo na Ucrânia deixa mortos e feridos, dizem autoridades