Mundo

Trudeau toma posse como novo primeiro-ministro do Canadá

Trudeau jurou o cargo em Rideau Hall, residência oficial do Governador geral do Canadá, acompanhado de sua esposa, Sophie, e seus três filhos


	Novo primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau: ele jurou, em inglês e francês, primeiro lealdade à Elizabeth II da Inglaterra, como rainha do Canadá e como membro de seu conselho privado
 (Chris Wattie/Reuters)

Novo primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau: ele jurou, em inglês e francês, primeiro lealdade à Elizabeth II da Inglaterra, como rainha do Canadá e como membro de seu conselho privado (Chris Wattie/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2015 às 13h51.

Toronto - O líder do Partido Liberal do Canadá, Justin Trudeau, tomou posse nesta quarta-feira como o novo primeiro-ministro do país durante uma cerimônia realizada na capital, Ottawa.

Trudeau jurou o cargo em Rideau Hall, residência oficial do Governador geral do Canadá (representante oficial da chefe de Estado, a rainha Elizabeth II), acompanhado de sua esposa, Sophie, e seus três filhos, e diante de dezenas de convidados, entre eles ex-primeiros-ministros como Jean Chrétien e John Turner.

Trudeau jurou, em inglês e francês, primeiro lealdade à Elizabeth II da Inglaterra, como rainha do Canadá e como membro de seu conselho privado.

Posteriormente, jurou o cargo de primeiro-ministro do Canadá ao Governador Geral do Canadá, David Johnson, que exerce o papel de chefe de Estado canadense, representando a rainha britânica.

Após jurar o cargo de primeiro-ministro, os convidados presentes, entre eles a mãe do novo líder, Margaret Sinclair, irromperam em aplausos, gesto que foi repetido pelas centenas de pessoas que foram aos jardins de Rideau Hall para presenciar a cerimônia.

Pouco antes do início do ato de posse de Trudeau, o líder do Partido Conservador do Canadá, Stephen Harper, comunicou oficialmente a Johnson sua renúncia como primeiro-ministro do Canadá.

Imediatamente após o juramento de Trudeau e da assinatura dos documentos oficiais, dois jovens inuit (aborígines do Ártico) cantaram uma tradicional canção para Trudeau e Johnson, e em seguida os ministros de seu primeiro gabinete juraram seus cargos.

Entre os deputados escolhidos por Trudeau está Stéphane Dion, para o ministério de Relações Exteriores. Ele é autor da chamada Lei da Clareza, que limitou o poder dos separatistas do Québec para organizar referendos independentistas.

Trudeau assumiu hoje o cargo após a contundente vitória de seu partido nas eleições gerais de 19 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:CanadáGovernoPaíses ricos

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'