Mundo

Tribunal Eleitoral restitui candidatura de palhaço no México

A Justiça Eleitoral do México validou a candidatura independente do palhaço Lagrimita (Lagriminha, em português)

Lagrimita comemorou a decisão no Facebook (Reprodução/Facebook/LagrimitaPresidente)

Lagrimita comemorou a decisão no Facebook (Reprodução/Facebook/LagrimitaPresidente)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2015 às 21h18.

Guadalajara - O Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação (TEPJF) do México validou a candidatura independente do palhaço Lagrimita (Lagriminha), candidato à prefeitura de Guadalajara, capital do estado de Jalisco.

"Fica revogado o acordo do Conselho Geral do Instituto Eleitoral e de Participação Cidadã de Jalisco, mediante a negação do registro como candidatos independentes a munícipes de Guadalajara a chapa encabeçada por Guillermo Cienfuegos Pérez", diz o documento do TEPJF divulgado neste sábado.

Em abril, o Instituto Eleitoral de Participação Cidadã de Jalisco (IEPC) negou o direito de Cienfuegos, verdadeiro nome de Lagrimita, a aparecer nas cédulas eleitorais como candidato independente, já que não alcançou o número de assinaturas válidas necessárias.

O palhaço tinha que ter 23.887 assinaturas (2% do censo eleitoral), mas o Instituto só validou 22.899, após o que o palhaço impugnou a decisão perante o Tribunal.

No acordo emitido na sexta-feira, o Tribunal ordenou ao IEPC incluir Cienfuegos nas cédulas, apesar dos documentos já terem sido enviados aos distritos eleitorais para a eleição do próximo dia 7.

Fontes do IEPC disseram à Agência Efe que esperavam a notificação do TEPJF para programar uma sessão extraordinária para determinar o processo a seguir, assim como a possível reimpressão das cédulas.

Embora ainda não tivesse sido reconhecido oficialmente como candidato, o palhaço começou sua campanha há alguns dias em seu circo e com cartazes com sua imagem nos pontos de ônibus da cidade, como o tinha anunciado em abril após saber da invalidação de sua candidatura.

"É mais uma prova de que tínhamos razão. Nem os políticos nem o Instituto Eleitoral me deterão. Somos os verdadeiros cidadãos e as pessoas confiam em nós. Nos resta pouco tempo para fazer campanha, mas vamos demonstrar que nossa candidatura é autêntica e conta com o apoio do povo", expressou Lagrimita em comunicado.

Na próxima quarta-feira termina o período oficial para que os candidatos realizem suas campanhas em Jalisco. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaJustiçaMéxicoEleições

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo