Mundo

Tarifas de Trump podem reduzir PIB da Índia em 0,6% neste ano, diz conselheiro do governo

As tarifas de 50% sobre exportações indianas ameaçam setores como têxteis e joias, segundo o conselheiro econômico-chefe do país

Publicado em 8 de setembro de 2025 às 07h16.

O conselheiro econômico-chefe da Índia, V. Anantha Nageswaran, afirmou que a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de dobrar para 50% as tarifas sobre produtos indianos pode reduzir em até 0,6% o Produto Interno Bruto (PIB) do país neste ano fiscal.

“Espero que a tarifa adicional seja um fenômeno de curta duração”, disse Nageswaran em entrevista à Bloomberg TV, nesta segunda-feira, 8.

Segundo ele, o impacto pode variar entre 0,5% e 0,6%, dependendo da duração da medida. Caso a incerteza se estenda para o próximo ano fiscal, o efeito será “maior”, representando um risco para a economia indiana.

Trump justificou o aumento da tarifa em agosto como punição à Índia pela compra de petróleo russo. As alíquotas são as mais altas da Ásia, tornando os produtos indianos menos competitivos em relação a rivais como Vietnã e Bangladesh.

O mercado americano é o principal destino das exportações indianas, com setores intensivos em mão de obra, como têxteis e joias, entre os mais atingidos.

Crescimento da economia

Apesar do risco, Nageswaran manteve a previsão oficial de crescimento entre 6,3% e 6,8% no ano fiscal que termina em março de 2026. Ele destacou a forte expansão no segundo trimestre, quando a economia cresceu 7,8% — o ritmo mais acelerado em mais de um ano.

O conselheiro também citou como fatores positivos os cortes recentes em impostos diretos e impostos sobre consumo, além da inflação no menor nível em oito anos, o que deve elevar a renda disponível e estimular os gastos.

Na semana passada, o governo reduziu o imposto sobre bens e serviços de itens de uso diário para estimular a demanda. A expectativa é que a medida adicione entre 0,2% e 0,3% ao PIB.

Segundo Nageswaran, a Índia deve cumprir a meta de déficit fiscal de 4,4% neste ano, apoiada em repasses do banco central e em receitas com vendas de ativos.

Acompanhe tudo sobre:ÍndiaTarifasDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Crescimento econômicoPIB

Mais de Mundo

Trump diz estar disposto a impor novas sanções à Rússia após ofensiva aérea contra a Ucrânia

Partido de Milei sofre derrota para peronistas nas eleições legislativas de Buenos Aires

Lula comanda reunião do Brics em meio ao tarifaço de Trump

Urnas fecham na província de Buenos Aires, que vive expectativa por resultado de eleição