Mundo

STF julga validade do Ficha Limpa para eleições 2012

Agora, o Supremo analisará aspectos específicos da lei, como o que barra a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados,

De acordo com os ministros, uma norma desse tipo teria de ser aprovada com pelo menos um ano de antecedência à eleição (Valdemir Cunha/VIAGEM E TURISMO)

De acordo com os ministros, uma norma desse tipo teria de ser aprovada com pelo menos um ano de antecedência à eleição (Valdemir Cunha/VIAGEM E TURISMO)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2011 às 15h39.

São Paulo - O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar na próxima quarta-feira ações que definirão se a Lei da Ficha Limpa terá ou não validade na eleição municipal de 2012. No início deste ano, o STF concluiu que a regra aprovada com o intuito de moralizar a política brasileira não poderia ter impedido a candidatura de políticos punidos, por exemplo, com cassação e condenação. De acordo com os ministros, uma norma desse tipo teria de ser aprovada com pelo menos um ano de antecedência à eleição.

Agora, o Supremo analisará aspectos específicos da lei, como o que barra a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados, mas que ainda têm chances de recorrer. Em tese, o julgamento poderá terminar empatado porque o tribunal funciona atualmente com 10 ministros. O 11º. integrante, que sucederá a ministra aposentada Ellen Gracie Northfleet, ainda não foi indicado pela presidente Dilma Rousseff. A expectativa é a de que a presidente escolha uma mulher para ocupar a cadeira que está vaga desde agosto.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaSupremo Tribunal Federal (STF)EleiçõesLei da Ficha Limpa

Mais de Mundo

Senadores dos EUA apresentam projeto de lei para revogar tarifas de Trump aos produtos do Brasil

Trump aconselha premiê do Reino Unido a usar Forças Armadas contra imigração

Trump afirma que EUA quer recuperar controle de base aérea no Afeganistão

Macron diz que Israel 'destrói por completo' a própria imagem com mortes em Gaza