Mundo

Senado dos EUA obtém votos para rejeitar declaração de emergência de Trump

Com os 47 democratas e mais 4 republicanos, presidente norte-americano teria 51 senadores contra seu projeto

Senado: se casa legislativa aprovar declaração que barra o muro de Trump, pode ocorrer o primeiro veto do presidente (Tim Sloan/AFP/AFP)

Senado: se casa legislativa aprovar declaração que barra o muro de Trump, pode ocorrer o primeiro veto do presidente (Tim Sloan/AFP/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de março de 2019 às 09h35.

Washington - Oponentes à declaração do presidente dos EUA, Donald Trump, de emergência nacional na fronteira dos EUA com o México parecem ter obtido votos suficientes no Senado para rejeitar sua decisão, agora que o republicano Rand Paul de Kentucky disse que não pode estar ao lado da Casa Branca.

Três outros senadores republicanos já tinham anunciado que votarão "não": Susan Collins de Maine, Lisa Murkowski do Alasca e Thom Tillis da Carolina do Norte.

Paul é o quarto, e assumindo que todos os 47 democratas e seus independentes aliados vão contra Trump, daria aos adversários 51 votos - a maioria necessária.

Na terça-feira (26), a Câmara dos Representantes - controlada por democratas - aprovou medida que barra a declaração de emergência de Trump. A medida, no entanto, ainda que rejeitada pelo Senado, seguirá para Trump, que já prometeu vetar.

No dia 15 de fevereiro, Trump declarou emergência nacional - ação que dá ao presidente o poder de remanejar recursos do orçamento, para financiar o muro que ele quer construir na fronteira com o México.

Se a medida que barra a declaração for aprovada no Senado poderá ser o início de uma briga que poderá provocar o primeiro veto do presidente. Isso porque o Congresso não teria os dois terços necessários em cada Casa para anular o veto presidencial - para isso, seriam necessários 290 deputados e 67 senadores.

Com a declaração de emergência, o republicano teria acesso a cerca de US$ 8 bilhões para reforçar a fronteira com o México. Fonte: Associated Press

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpMéxico

Mais de Mundo

EUA exigem redes sociais em "modo público" para vistos estudantis

Em seu Dia da Independência, Ucrânia lança ataques com drones contra Rússia

Venezuela liberta um grupo de 13 presos políticos, segundo dirigentes opositores

Primeiro-ministro do Canadá diz que garantia de segurança para a Ucrânia 'não são escolha da Rússia'