Mundo

Oposição aceita derrota e alerta: "Turquia virou um regime autocrático"

Principal rival de Erdogan recebeu quase 31% dos votos, muito longe dos votos do presidente que foi reeleito

O principal candidato da oposição, Muharrem Ince, pediu que Erdogan pare de comportar-se como o secretário-geral de seu partido e governe para toda a Turquia (Umit Bektas/Reuters)

O principal candidato da oposição, Muharrem Ince, pediu que Erdogan pare de comportar-se como o secretário-geral de seu partido e governe para toda a Turquia (Umit Bektas/Reuters)

A

AFP

Publicado em 25 de junho de 2018 às 09h29.

Última atualização em 25 de junho de 2018 às 09h40.

O principal rival do presidente Recep Tayyip Erdogan nas eleições deste domingo na Turquia, Muharrem Ince, anunciou nesta segunda-feira que aceita a derrota, e pediu ao chefe de Estado que seja o líder de todos os turcos.

"Aceito os resultados das eleições", afirmou Ince em uma entrevista coletiva em Ancara, antes de fazer um apelo a Erdogan.

"Senhor Erdogan, pare de comportar-se como o secretário-geral do AKP (o partido no poder). Seja o presidente de 81 milhões de turcos".

Ince, um deputado que liderou a lista do CHP, principal partido de oposição, se tornou durante a campanha o principal rival de Erdogan. De acordo com a agência estatal Anadolu, recebeu quase 31% dos votos, muito longe do presidente, que venceu no primeiro turno.

Ao criticar a entrada em vigor de uma reforma constitucional desejada por Erdogan que reforça consideravelmente os poderes do presidente, Ince afirmou que a Turquia havia se tornado um "regime autocrático".

Acompanhe tudo sobre:Tayyip ErdoganTurquiaEleições

Mais de Mundo

Ministro da Defesa da China critica hegemonia em fórum internacional

Sindicatos convocam novos protestos contra Macron na França

Trump anuncia que vai classificar Antifa como organização terrorista

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina