Mundo

Rio quer receber R$100 mi da Chevron como indenização

Segundo o secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, ainda esta semana a procuradoria geral do Estado do Rio de Janeiro vai entrar na Justiça

O novo marco regulatório do petróleo foi aprovado nesta quinta (Felipe Dana/Divulgação/EXAME)

O novo marco regulatório do petróleo foi aprovado nesta quinta (Felipe Dana/Divulgação/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2011 às 22h42.

Rio de Janeiro - Além da multa aplicada pelo Ibama de 50 milhões de reais, o governo do Rio quer uma indenização de 100 milhões de reais da petroleira norte-americana Chevron, por conta do vazamento de petróleo em um campo operado por ela na bacia de Campos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, ainda esta semana a procuradoria geral do Estado do Rio de Janeiro vai entrar na Justiça com um ação civil pública para requerer a indenização da empresa americana.

De acordo com Minc, a multa do Ibama se baseia na lei do "óleo" prevista na legislação de concessão de blocos exploratórios, ao passo que a ação do Estado tem como base a lei ambiental e danos causados pelo derramamento.

"Foi um prejuízo para o ecossistema costeiro, bioma marinho; foram danos difusos", disse ele a Reuters, depois de se reunir com o presidente do Ibama, Curt Trennepohl.

No encontro, ficou acertado que parte da multa aplicada pelo Ibama será enviada ao Rio de Janeiro para o reparo de estragos ao meio ambiente.

Procurada, a Chevron não comentou imediatamente a aplicação da multa pelo Ibama.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPetróleoIndústria do petróleoEmpresas americanasChevronRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisEnergiaOceanosPré-sal

Mais de Mundo

EUA acusa Cuba de enviar 5 mil soldados para reforçar tropas russas na Ucrânia, diz Reuters

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos