Mundo

Reino Unido estuda vetar homeopatia por falta de eficácia

A saúde britânica gasta cada ano cerca de 4 milhões de libras (5,64 milhões de euros) em homeopatia, um tratamento alternativo à medicina


	Homeopatia: "temos o dever de gastar o dinheiro público nos tratamentos mais efetivos"
 (Peter Macdiarmid / Getty Images)

Homeopatia: "temos o dever de gastar o dinheiro público nos tratamentos mais efetivos" (Peter Macdiarmid / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2015 às 13h58.

Londres - O sistema público de saúde britânico (NHS) estuda vetar as prescrições de produtos homeopáticos perante a falta de evidência sobre sua eficácia, informou nesta sexta-feira o Ministério da Saúde do Reino Unido.

"Perante a demanda cada vez maior que o sistema de saúde suporta, temos o dever de gastar o dinheiro público nos tratamentos mais efetivos", afirmou o secretário de Estado para a Ciência e a Biologia, George Freeman, segundo meios de comunicação britânicos.

"Atualmente estamos considerando se os produtos homeopáticos deveriam continuar sendo disponíveis através de prescrições do sistema público", disse Freeman.

A saúde britânica gasta cada ano cerca de 4 milhões de libras (5,64 milhões de euros) em homeopatia, um tratamento alternativo à medicina cujos princípios afirmam que, quanto mais diluída for uma substância, maior é seu efeito sobre o organismo.

O site do sistema de saúde britânico "NHS Choices" diz que houve vários estudos sobre esses remédios e que "não há provas de qualidade que indiquem que a homeopatia é efetiva como tratamento para condição médica alguma".

Em 2010, o Comitê de Ciência e Tecnologia da câmara dos Comuns publicou um relatório que sustenta que os princípios da homeopatia são "inverossímeis" e que os efeitos mensuráveis sobre os pacientes não superam os dos placebos.

Peter Fisher, diretor de pesquisas do Real Hospital de Londres de Medicina Integrada, o maior centro público dedicado aos tratamentos alternativos na Europa, garantiu por outro lado que há "vários estudos que apoiam a homeopatia.

"Se forem comparadas as consultas médicas que integram a homeopatia com aquelas que não, (os estudos) são unânimes. Todos eles mostram que o resultado é melhor com homeopatia", ressaltou.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPaíses ricosReino UnidoSaúde

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'