Mundo

Rebeldes tomam controle de cidades na Síria

Insurgentes tomaram cidades depois que os jihadistas se entregaram


	Combatente do Exército Livre da Síria: nos últimos dias, se intensificaram os enfrentamentos entre os extremistas e membros de outros grupos islamitas
 (Hamid Khatib/Reuters)

Combatente do Exército Livre da Síria: nos últimos dias, se intensificaram os enfrentamentos entre os extremistas e membros de outros grupos islamitas (Hamid Khatib/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2014 às 13h20.

Beirute - Rebeldes de várias facções islamitas do Estado Islâmico do Iraque e da Síria, vinculados à Al Qaeda, tomaram nesta segunda-feira o controle de Serin e de Manbech, na província de Aleppo, no norte sírio.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos precisou que os insurgentes tomaram ambas as cidades depois que os jihadistas se entregaram após violentos combates na zona.

Os rebeldes tomaram o controle também de Bale e de amplas zonas de seus arredores, após derrotar aos extremistas.

Enquanto isso, hoje prosseguiram os choques entre ambas as partes na cidade de Tal Rafat, na mesma província, onde a sede principal do Estado Islâmico na cidade caiu em mãos dos insurgentes.

Nos últimos dias, se intensificaram os enfrentamentos entre radicais e membros de outros grupos islamitas contrários ao regime de Damasco.

Os choques têm lugar nas províncias de Hama, Idlib, Aleppo e Al Raqqa.

Pelo menos 59 rebeldes morreram no domingo em combates entre várias facções islamitas e o Estado Islâmico em distintas partes da Síria, segundo o Observatório.

O Exército Livre Sírio (ELS), de tendência moderada, pediu hoje que os combatentes estrangeiros do Estado Islâmico se unam a eles na luta contra o regime de Bashar al-Assad e deixem de enfrentar outros rebeldes.

*Atualizada às 14h20 do dia 06/01/2014

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoSíriaViolência políticaIslamismoAl Qaeda

Mais de Mundo

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica