Mundo

Quem cuida do dinheiro nas campanhas de Dilma e Serra

Eles cuidarão nos próximos meses da área mais sensível de uma eleição: as finanças da campanha. Por eles, passarão os doadores, as doações e o destino do dinheiro que bancará a corrida ao Planalto. Veja, a seguir, quem integra o comitê financeiro das campanhas dos candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT): Comitê tucano […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.

Eles cuidarão nos próximos meses da área mais sensível de uma eleição: as finanças da campanha. Por eles, passarão os doadores, as doações e o destino do dinheiro que bancará a corrida ao Planalto.

Veja, a seguir, quem integra o comitê financeiro das campanhas dos candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT):

Comitê tucano

  • José Gregori, presidente do Comitê Financeiro de Serra. É responsável legal pelo dinheiro que entra e sai da campanha.

Ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso, cuidou de outras campanhas de Serra em São Paulo.

Secretário Especial de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, Gregori também terá o papel de buscar doações.

  • Luis Sobral, tesoureiro da campanha Serra. Controla as doações e recibos eleitorais, mas não cuidará de arrecadação.

Sobral fará toda a execução financeira da campanha, atestando e fornecendo recibos por prestação de serviços. Filiado ao PSDB há 12 anos, assume a função pela primeira vez.

  • Outros tucanos, com bom trânsito junto à iniciativa privada, devem atuar na arredação, entre eles Márcio Fortes (candidato a vice na chapa de Fernando Gabeira ao governo do Rio) e Eduardo Jorge (vice-presidente executivo do PSDB).

Comitê petista

  • O presidente do comitê financeiro é o presidente do próprio partido, José Eduardo Dutra. O secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo, é o advogado responsável.

  • O tesoureiro é José de Fillipi Junior, ex-prefeito de Diadema pelo partido, obrigado pela Justiça de São Paulo a devolver aos cofres públicos valores pagos a um escritório de advogacia contratado sem licitação.

Fillipi foi tesoureiro da campanha de Lula em 2006.

Na última terça-feira, o Tribunal de Contas de São Paulo rejeitou as contas de 2008 da prefeitura. O tesoureiro não foi localizado para comentar.

  • O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci é o principal arrecadador da campanha. Além dele, buscam doações o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e o próprio tesoureiro da campanha.

Vaccari havia sido cogitado para ser também o tesoureiro da campanha quando o Ministério Público de São Paulo o acusou de desviar recursos da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) para um suposto caixa dois da legenda, denúncia que ele, o partido e a Bancoop negam.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

EUA impõe sanções aos maiores produtores de petróleo da Rússia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda