Mundo

Putin afirma que laços entre Rússia e China são 'mutuamente benéficos'

Putin e Xi Jinping destacam que a relação entre Rússia e China não busca prejudicar terceiros, mas sim fortalecer os laços bilaterais

Relações Rússia-China: Putin e Xi Jinping destacam a crescente cooperação entre os dois países durante encontro em Moscou (YURI KOCHETKOV / POOL / AFP)

Relações Rússia-China: Putin e Xi Jinping destacam a crescente cooperação entre os dois países durante encontro em Moscou (YURI KOCHETKOV / POOL / AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 8 de maio de 2025 às 08h46.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira, 8, que os fortes laços entre seu país e a China são "mutuamente benéficos" e não tentam colidir com terceiros países, ao receber no Kremlin seu homólogo Xi Jinping.

"Estamos desenvolvendo nossos laços no interesse dos povos dos dois países e não contra ninguém", afirmou Putin. "Nossas relações são baseadas na igualdade e são mutuamente benéficas", acrescentou.

O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou por sua vez que Pequim apoiará Moscou.

"Diante do unilateralismo e da intimidação hegemônica, a China trabalhará com a Rússia para assumir as responsabilidades especiais das grandes potências mundiais", declarou Xi a Putin.

Antes das palavras do presidente Putin, Xi Jinping, celebrou o "aprofundamento" da confiança com a Rússia.

"A confiança política mútua entre China e Rússia é cada vez mais profunda, e os laços de cooperação pragmática são cada vez mais fortes", declarou Xi Jinping, que visita Moscou por ocasião das celebrações russas de 9 de maio para recordar a vitória sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Xi Jinping e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chegaram na quarta-feira a Moscou para acompanhar a cerimônia do 80º aniversário da vitória contra a Alemanha nazista.

A Praça Vermelha de Moscou será cenário de grande desfile militar na sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:ChinaRússiaXi JinpingVladimir Putin

Mais de Mundo

Joe Biden deseja sucesso ao papa Leão XIV e que 'Deus o abençoe'

Presidente do Peru agradece Papa Leão XIV por 'mais de 20 anos de serviço' no país

Papa estava de passagem comprada para terceira vinda ao Brasil

Trump quer aumento de impostos para milionários que ganham acima de US$ 2,5 milhões