Mundo

Próximos a Berlusconi são acusados de influenciar Justiça

Roma - O subsecretário de Economia da Itália, Nicola Cosentino, e o senador do governista partido Povo da Liberdade (PdL) Marcello Dell'Utri, estreito colaborador do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, figuram na lista de investigados por suposto crime influência sobre a Justiça italiana. Dell'Utri, condenado a sete anos de prisão por formação de quadrilha, e Cosentino, de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2011 às 14h52.

Roma - O subsecretário de Economia da Itália, Nicola Cosentino, e o senador do governista partido Povo da Liberdade (PdL) Marcello Dell'Utri, estreito colaborador do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, figuram na lista de investigados por suposto crime influência sobre a Justiça italiana.

Dell'Utri, condenado a sete anos de prisão por formação de quadrilha, e Cosentino, de quem o Parlamento denegou a detenção há meses por uma acusação de colaboração com a Camorra, são investigados pela Procuradoria de Roma por acusações de associação criminosa e violação da lei sobre associações secretas.

Segundo informa hoje imprensa italiana, esses dois nomes se incluem dentro da investigação que levou no dia 8 de julho à detenção de três empresários e políticos italianos por tentar "condicionar o funcionamento dos órgãos constitucionais" a favor do Governo de Berlusconi.

Os detidos eram dois empresários e um ex-dirigente político, que supostamente tentaram se aproximar dos juízes do Tribunal Constitucional para que aprovassem a lei de imunidade para Berlusconi, posteriormente invalidada.

Suspeita-se que, em 23 de setembro de 2009, pouco antes da decisão do Tribunal Constitucional de invalidá-la, os três detidos tenham se reunido em Roma com vários líderes do PdL para bolar uma estratégia de aproximação com os juízes.

Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaJustiçaLegislaçãoPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticosSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

EUA anuncia medidas contra projetos chineses da Rota da Seda nas Américas após adesão da Colômbia

Peru anuncia criação de 'rota turística' do papa Leão XIV

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo