Mundo

Proibição de casamento gay é inconstitucional, segundo juiz

Juiz federal americano considerou inconstitucional a proibição do casamento homossexual no estado da Virgínia

Manifestação contrária ao casamento gay, em frente ao tribunal de Norfolk, Virgínia: Utah e Oklahoma tiveram decisões similares (Jay Paul/AFP)

Manifestação contrária ao casamento gay, em frente ao tribunal de Norfolk, Virgínia: Utah e Oklahoma tiveram decisões similares (Jay Paul/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2014 às 12h43.

Washington - Um juiz federal americano considerou inconstitucional nesta quinta-feira a proibição do casamento homossexual no estado da Virgínia (leste), após decisões similares em Utah e Oklahoma.

O estado da Virgínia viola o direito "à igual proteção dos indivíduos garantida pela 14ª emenda" da Constituição americana, considerou a juíza Arenda Wright Allen.

"O tribunal é obrigado a concluir que as leis sobre o casamento homossexual rejeitam de forma inconstitucional a liberdade fundamental dos gays e lésbicas da Virgínia de decidir se casar", afirmou.

"Os interesses do governo em manter as tradições, protegendo os assuntos estatais da interferência federal e favorecendo um modelo de paternidade sobre os demais, devem ceder às proteções preciosas deste país que garantam o exercício a decisões privadas do cidadão no que se refere ao amor e à família", acrescentou.

A decisão surge depois de determinações similares nos estados de Oklahoma (sul) e Utah (oeste). Nos Estados Unidos, as leis que regulamentam o casamento correspondem aos estados.

Trinta estados proíbem o casamento homossexual, mas outros 17 - entre eles a capital federal - o autorizam.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)CasamentoPreconceitosGaysLGBT

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'