Mundo

Presidente da Indonésia dá ordem controversa à polícia

"Sejam firmes, especialmente no caso de traficantes estrangeiros que entram no país e resistem, matem-nos, não mostrem piedade", ordenou

O presidente da Indonésia, Joko Widodo (Getty Images/Getty Images)

O presidente da Indonésia, Joko Widodo (Getty Images/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 22 de julho de 2017 às 16h09.

Última atualização em 22 de julho de 2017 às 16h14.

Jacarta - O presidente da Indonésia, Joko Widodo, ordenou às forças de segurança que endureçam suas ações e disparem contra os traficantes que resistirem à detenção, informaram neste sábado meios de comunicação locais.

"Sejam firmes, especialmente no caso de traficantes estrangeiros que entram no país e resistem, matem-nos, não mostrem piedade", disse Widodo durante um discurso ontem à noite em Jacarta, segundo o jornal "The Jakarta Post".

O chefe da Polícia Nacional, Tito Karnavian, indicou posteriormente que instruiu seus agentes para que não vacilem na hora de disparar e citou as Filipinas como um exemplo de efetividade na luta contra o narcotráfico.

Karnavian é partidário de aplicar no país a "guerra contra as drogas" promovida pelo presidente filipino, Rodrigo Duterte.

A campanha de Duterte, muito criticada pela ONU e grupos defensores dos direitos humanos, já deixou mais de 7.000 mortos, metade deles supostamente após resistir à polícia, e conseguiu 86.900 detenções.

As declarações de Widodo são divulgadas depois de a polícia da Indonésia confiscar na semana passada uma tonelada de metanfetamina, a maior apreensão da história do país, em uma operação que terminou com um narcotraficante morto e três detidos, todos eles taiwaneses.

A legislação indonésia é uma das mais duras do mundo em relação ao tráfico de entorpecentes e contempla a pena capital por meio de pelotão de fuzilamento, com vários estrangeiros executados nos últimos anos por este delito, entre eles os brasileiros Rodrigo Gularte e Marco Acher. EFE

Acompanhe tudo sobre:IndonésiaTráfico de drogas

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia