Mundo

Presidente da Costa do Marfim dissolve o governo

Dissolução está relacionada com um ''problema de solidariedade'' na coalizão governante, denominada Agrupamento dos Hufuetistas para a Democracia e a Paz (RHDP)


	Ouattara está debatendo com os partidos membros da aliança RHDP a formação de um novo governo o mais rápido possível
 (AFP)

Ouattara está debatendo com os partidos membros da aliança RHDP a formação de um novo governo o mais rápido possível (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2012 às 19h16.

Abidjan - O presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, decretou nesta quarta-feira a dissolução do governo por problemas internos na coalizão governista, anunciou o secretário da Presidência, Amadou Gon Coulibaly.

Segundo Coulibaly, a dissolução do Executivo está relacionada com um ''problema de solidariedade'' na coalizão governante, denominada Agrupamento dos Hufuetistas para a Democracia e a Paz (RHDP).

Durante o debate de um projeto de lei sobre o casamento que pretende igualar os papéis de ambos sexos - e que conta com o apoio do Agrupamento dos Republicanos (RDR) de Ouattara -, integrante da coalizão de Governo, dois partidos aliados votaram contra.

''Esse projeto registrou um voto negativo por parte do Partido Democrático da Costa do Marfim (PDCI) e da União para a Democracia e a Paz em Costa do Marfim (UDPCI). Isto representa um problema de solidariedade no seio da RHDP'', indicou Coulibaly, em uma declaração à imprensa.

O projeto de lei pretende mudar a denominação do marido como líder da família e dispor que os cônjuges administrem conjuntamente o lar em interesse do casal e dos filhos.

Além disso, a minuta pretende legislar que a casa da família seja escolhida de comum acordo pelos cônjuges, uma grande mudança em relação à lei de 1964, que dava ao marido certos privilégios em sua qualidade de chefe da família.

Agora, Ouattara está debatendo com os partidos membros da aliança RHDP a formação de um novo governo o mais rápido possível.

Esta dissolução - às vésperas de uma viagem do líder marfinense ao Vaticano - surge também em um contexto de tensão social agravada pelo anúncio de uma greve de professores e médicos, assim como um clima de segurança precário.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaGoverno

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk