Mundo

Presença de Pence na cúpula ratifica interesse dos EUA, diz Vizcarra

Trump desistiu de viajar ao Peru para a Cúpula das Américas para dar atenção à Síria e será substituído pelo vice-presidente americano

Michael Pence: tema central da 8ª Cúpula das Américas é a governabilidade democrática frente à luta contra a corrupção (Nicolas Datiche/Reuters)

Michael Pence: tema central da 8ª Cúpula das Américas é a governabilidade democrática frente à luta contra a corrupção (Nicolas Datiche/Reuters)

E

EFE

Publicado em 10 de abril de 2018 às 16h52.

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, afirmou nesta terça-feira que a presença do vice-presidente dos Estados Unidos, Michael Pence, na oitava Cúpula das Américas em Lima, ratifica o interesse do seu país em participar, após o cancelamento da visita do presidente americano, Donald Trump.

Em entrevista coletiva, Vizcarra declarou que "teria sido favorável e importante a presença do presidente Trump, mas imediatamente recebemos a confirmação de que quem o substituirá é o vice-presidente Pence".

O chefe de Estado ressaltou que "isso quer dizer que os Estados Unidos ratificam a importância de participar da cúpula".

O tema central da cúpula é a governabilidade democrática frente à luta contra a corrupção, e os 33 Estados participantes emitirão um compromisso de ações ao término do encontro.

O governo americano anunciou hoje que Trump cancelou sua viagem ao Peru, durante a qual participaria na sexta-feira e no sábado da Cúpula das Américas, para concentrar-se nos eventos na Síria.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCorrupçãoDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Peru

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site