Mundo

Premiê da Romênia sofre investigação mas descarta renúncia

Victor Ponta negou as acusações que promotores mencionaram sobre uma investigação criminal de falsificação, lavagem de dinheiro, entre outros


	Primeiro-ministro da Romênia, Victor Ponta
 (REUTERS/Octav Ganea/Mediafax)

Primeiro-ministro da Romênia, Victor Ponta (REUTERS/Octav Ganea/Mediafax)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2015 às 13h02.

Bucareste - O primeiro-ministro da Romênia, Victor Ponta, rejeitou nesta sexta-feira os pedidos de renúncia depois que promotores o mencionaram em uma investigação criminal de falsificação, lavagem de dinheiro, conflito de interesse e evasão fiscal.

Ponta negou qualquer delito, e seu gabinete declarou em um comunicado que as acusações já haviam sido feitas por seus inimigos políticos e “meticulosamente desmanteladas... através de provas claras e documentos certificados”.

Os promotores romenos fizeram uma série de prisões de figuras importantes este ano no país, que continua sendo um dos mais pobres e mais assolados pela corrupção entre os 28 membros da União Europeia.

Ex-promotor que assumiu como premiê em 2012, Ponta enfrenta uma eleição geral no ano que vem.

Seu governo atualmente procura aprovar uma série de cortes de impostos polêmicos no Parlamento e está envolvido em conversas duras com credores internacionais em busca de um acordo de socorro financeiro.

A investigação contra Ponta pode aumentar a instabilidade na Romênia, um mal do qual a nação vem sofrendo no quarto de século transcorrido desde a queda de uma ditadura comunista, embora o premiê tenha sobrevivido a vários escândalos anteriores.

O inquérito contra Ponta diz respeito basicamente à sua atuação como advogado e o acusa de se aliar com Dan Sova, ex-ministro dos Transportes do gabinete de Ponta que já foi alvo de uma investigação de corrupção.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoCrimeEscândalosFraudesLavagem de dinheiroRomênia

Mais de Mundo

Peru anuncia criação de 'rota turística' do papa Leão XIV

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo

Vídeo mostra momento raro de ruptura no solo após terremoto; assista