Mundo

Portugal suspende trem de alta velocidade Lisboa-Madri

A linha, inicialmente prevista para 2013, deveria permitir vincular as duas capitais ibéricas e conectar Portugal à rede europeia de alta velocidade

O governo confirmou assim a decisão de junho de 2011, quando tomou posse, de suspender o projeto
 (Josep Lago/AFP)

O governo confirmou assim a decisão de junho de 2011, quando tomou posse, de suspender o projeto (Josep Lago/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2012 às 11h04.

Lisboa - Portugal, que está sob ajuda financeira, vai suspender definitivamente o projeto de construção do trem de alta velocidade que ligaria Lisboa a Madri em menos de três horas, informou o ministério da Economia.

A linha de alta velocidade Lisboa-Madri, inicialmente prevista para 2013, deveria permitir vincular as duas capitais ibéricas e conectar Portugal à rede europeia de alta velocidade.

O governo confirmou assim a decisão de junho de 2011, quando tomou posse, de suspender o projeto chave do antigo governo socialista para reduzir o endividamento público.

O tribunal de contas já havia considerado que o contrato com o consórcio Elos para a construção do primeiro trecho da linha, que atravessaria Portugal de oeste a leste, em uma distância de 167 km de Poceirão a Caia (na fronteira com a Espanha), não respeitava as normas.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaFerroviasPiigsPortugalSetor de transporteTransporte e logísticaTransporte públicoTransportesTrem-balaTrens

Mais de Mundo

Papa Leão XIV: Família é baseada na união entre um homem e uma mulher, e não nascidos têm dignidade

Eleições em Portugal: país encerra campanha e direita é favorita, segundo pesquisas

Governo Trump avalia reality show em que imigrantes competiriam por cidadania

Irã nega ter recebido proposta por escrito para acordo nuclear com os EUA após alegação de Trump