Mundo

Pompeo e Guterres: reunião após EUA saírem do Conselho de Direitos Humanos

Os dois concordaram quanto à necessidade de "priorizar" a chegada de ajuda humanitária à Síria e ao Iêmen

Mike Pompeo convoca ministros de vários países para defender liberdade religiosa (Mary F. Calvert/Reuters)

Mike Pompeo convoca ministros de vários países para defender liberdade religiosa (Mary F. Calvert/Reuters)

E

EFE

Publicado em 23 de junho de 2018 às 18h03.

Washington - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, avaliaram neste sábado o processo de diálogo com a Coreia do Norte e a questão do Oriente Médio, especialmente os conflitos no Iêmen e na Síria, durante um encontro em Washington.

O Departamento de Estado informou em comunicado o conteúdo da reunião, realizado após a retirada dos EUA do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Ambos falaram sobre o Oriente Médio, o conflito na Líbia e dos esforços para iniciar o processo de desnuclearização com a Coreia do Norte, assim como do "sucesso" da histórica cúpula em Singapura entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Além disso, Pompeo e Guterres concordaram quanto à necessidade de "priorizar" a chegada de ajuda humanitária à Síria e ao Iêmen.

O encontro acontece após a visita de Guterres à Rússia nesta semana, onde se reuniu com o presidente, Vladimir Putin, e o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.

Além disso, a reunião chega após Pompeo e a embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, anunciarem nesta semana a saída dos EUA do Conselho de Direitos Humanos, uma decisão criticada pela comunidade internacional e que Nações Unidas qualificaram de "decepcionante, mas não surpreendente".

Nikki justificou essa decisão pelo "preconceito crônico" do Conselho contra Israel e pela admissão na ONU de países como China, Venezuela, Cuba e República Democrática do Congo, que ao seu julgamento "não respeitam" os direitos humanos e deveriam ser excluídos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ONUConselho de Segurança da ONU

Mais de Mundo

Netanyahu afirma que 'não haverá Estado palestino'

O que se sabe sobre o ataque hacker em aeroportos europeus que causou caos e cancelamentos

'Made in India': após tarifaço de Trump, Modi diz para indianos não consumirem produtos estrangeiros

Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina