Mundo

Parlamento cubano aprova Lei de Investimentos Estrangeiros

Lei destinada a atrair capital para a ilha foi aprovada por unanimidade


	Presidente cubano Raúl Castro: nova lei foi aprovada com "o voto unânime dos deputados cubanos" numa sessão de caráter extraordinário do Parlamento
 (Alejandro Ernesto/AFP)

Presidente cubano Raúl Castro: nova lei foi aprovada com "o voto unânime dos deputados cubanos" numa sessão de caráter extraordinário do Parlamento (Alejandro Ernesto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2014 às 15h32.

O parlamento de Cuba aprovou neste sábado, por unanimidade, uma nova Lei de Investimentos Estrangeiros, destinada a atrair capital para a ilha - informou a imprensa local.

A nova lei foi aprovada com "o voto unânime dos deputados cubanos" numa sessão de caráter extraordinário do Parlamento - a primeira em quatro anos. Segundo a agência cubana Prensa Latina, a sessão foi liderada pelo presidente de Cuba, Raul Castro.

O texto, que entrará em vigor dentro de 90 dias a partir da publicação no Diário Oficial, oferece "maiores incentivos ao investimento estrangeiro" para que contribua "de forma eficaz para o desenvolvimento sustentável do país e recuperação da economia nacional", escreveu a agência.

A lei conta com 61 artigos e substitui uma outra, promulgada em 1995. O novo texto é considerado crucial para as reformas de Raúl Castro, que busca impulsionar a economia com "maiores incentivos e confiança aos investidores estrangeiros nos setores chaves" da economia cubana, como a agricultura, açúcar, energia, farmacêutica e construção.

A aprovação da lei ocorre dois meses após a inauguração do mega-porto de Mariel, no oeste de Havana, um terminal para grandes navios construído em parceria com o Brasil para atender todo o Caribe.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaInvestimentos de governoreformas

Mais de Mundo

Ministro da Defesa da China critica hegemonia em fórum internacional

Sindicatos convocam novos protestos contra Macron na França

Trump anuncia que vai classificar Antifa como organização terrorista

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina