Mundo

Parlamentares aprovam primeiro passo para evitar Brexit sem acordo

Parlamentares votaram por 328 a 301 para que possam debater nesta semana uma lei que levaria Johnson a pedir à UE adiamento do Brexit

An anti-Brexit protester wearing a clown costume and a defaced mask depicting British Prime Minister Boris Johnson holds placards in Westminster in London, Britain August 29, 2019. REUTERS/Toby Melville (Toby Melville/Reuters)

An anti-Brexit protester wearing a clown costume and a defaced mask depicting British Prime Minister Boris Johnson holds placards in Westminster in London, Britain August 29, 2019. REUTERS/Toby Melville (Toby Melville/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de setembro de 2019 às 19h01.

A Câmara dos Comuns do Reino Unido aprovou nesta terça-feira o primeiro passo para impedir que o primeiro-ministro Boris Johnson possa provocar a saída da União Europeia, o Brexit, sem um acordo com o bloco. Caso os parlamentares confirmem sua estratégia para retardar o Brexit, Johnson ameaça convocar eleição antecipada.

"Todos precisam saber que se eu sou o primeiro-ministro, vou a Bruxelas, busco um acordo, mas se eles não o fizerem, nós vamos partir de qualquer maneira em 31 de outubro", afirmou o premiê. "O povo desse país terá de escolher."

Os parlamentares votaram por 328 a 301 para que o Parlamento possa debater nesta semana uma lei que levaria Johnson a ter de pedir à UE que o Brexit seja adiado até o fim de janeiro de 2020 caso ele não consiga um acordo com o bloco por uma saída negociada em outubro. Johnson, contudo, argumenta que isso limitaria sua capacidade de negociar com a UE, já que ele não poderia usar a ameaça de uma partida sem acordo para convencer os outros países. Diante disso, ele disse que não teria outra alternativa a não ser confirmar eleição antecipada no próximo mês.

O Partido Trabalhista e outros grupos da oposição têm dito que pretendem aprovar a legislação já nesta quarta-feira para forçar Johnson a adiar o Brexit. 

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV

Houthis pedem que Trump pare de apoiar Israel se quiser a paz no Oriente Médio

Biografia de Pepe Mujica: ele foi agricultor, preso político e presidente

Quem é Lucía Topolansky, mulher de Pepe Mujica