Mundo

Paquistão fortalece poder aéreo com novos helicópteros de ataque de fabricação chinesa

O Z-10ME é um helicóptero de ataque de última geração, capaz de realizar operações de precisão tanto de dia quanto de noite e em qualquer condição climática

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 2 de agosto de 2025 às 13h18.

O Exército do Paquistão incorporou, neste sábado, 2, formalmente à sua aviação o helicóptero de ataque Z-10ME, de fabricação chinesa, uma aeronave de última geração, projetada para operações de precisão em qualquer condição climática, um movimento que destaca a cooperação em defesa entre Islamabad e Pequim.

A incorporação das novas aeronaves foi presidida pelo chefe do Estado-Maior do Exército, o marechal Syed Asim Munir, durante uma visita à guarnição de Multan, conforme informado hoje pelo escritório de comunicação do Exército (ISPR).

O Z-10ME é um helicóptero de ataque de última geração, capaz de realizar operações de precisão tanto de dia quanto de noite e em qualquer condição climática.

"Equipado com sistemas de radar avançados e suítes de guerra eletrônica de ponta, o Z-10ME aprimora significativamente a capacidade do Exército para enfrentar diversas ameaças aéreas e terrestres", destacou o comunicado.

Durante uma demonstração de tiro real no campo de Muzaffargarh, Munir elogiou o "moral e o profissionalismo excepcionais" das tropas e afirmou que a nova aquisição reforça a "firme determinação do Exército de manter uma vantagem decisiva diante da natureza mutável da guerra".

Em um encontro com membros da sociedade civil, o chefe do Exército também reafirmou o "compromisso inabalável das Forças Armadas em salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial" do Paquistão.

A incorporação desse potente sistema de fabricação chinesa faz parte do esforço de modernização das forças armadas do Paquistão e é vista como uma resposta à reestruturação militar de seu histórico rival, a Índia, que, por sua vez, se aproximou de fornecedores ocidentais como Estados Unidos e França.

Acompanhe tudo sobre:AviõesPaquistão

Mais de Mundo

Trump renova pedido de demissão de Lisa Cook, diretora do Fed

Suposto assassino de Kirk 'não está cooperando' nem confessou, diz governador de Utah

Devemos agir de acordo com o pensamento da 'Geração Z', diz nova primeira-ministra do Nepal

EUA e China retomam negociações em Madri com impasse sobre tarifas e futuro do TikTok