Mundo

Papa e Rohani discutem papel do Irã contra o terrorismo

Francisco recebeu Rohani no Vaticano, quase 17 anos depois da histórica visita do então presidente Mohammad Khatami a João Paulo II em 1999


	Terrorismo: outro tema foi tratado foi "a importância do diálogo inter-religioso (...) na promoção da reconciliação, da tolerância e da paz"
 (Andrew Medichini / Reuters)

Terrorismo: outro tema foi tratado foi "a importância do diálogo inter-religioso (...) na promoção da reconciliação, da tolerância e da paz" (Andrew Medichini / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2016 às 11h12.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco conversou nesta terça-feira com o presidente Hassan Rohani sobre a importância do Irã na solução dos atuais problemas no Oriente Médio, assim como na luta contra o terrorismo e o tráfico de armas, de acordo com um comunicado do Vaticano.

Francisco recebeu Rohani no Vaticano, quase 17 anos depois da histórica visita do então presidente Mohammad Khatami a João Paulo II em março de 1999.

Na reunião, que durou 40 minutos, eles analisaram, por exemplo, "a conclusão e aplicação do Acordo Nuclear".

"O Irã é chamado a desempenhar um importante papel, junto a os outros países da região, para promover soluções políticas adequadas às problemáticas que afligem o Oriente Médio, contrastando a difusão do terrorismo e o tráfico de armas", segundo o texto.

Outro tema foi tratado foi "a importância do diálogo inter-religioso e a responsabilidade das comunidades religiosas na promoção da reconciliação, da tolerância e da paz". Francisco ressaltou os "valores espirituais comuns" e as "boas relações" entre ambos os Estados.

A delegação composta por 12 pessoas, entre elas o ministro de exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, chegou ao palácio pontifício às 11h (horário local, 8h em Brasília) e a reunião particular teve início às 11h13 (horário local, 8h13 em Brasília) na biblioteca.

A conversa teve a ajuda de dois intérpretes, um que traduzia o farsi ao italiano para o papa, e uma funcionária da embaixada iraniana - a única mulher da delegação - que se encarregava da tradução para o presidente do Irã.

Rohani chegou ontem à Itália e se reuniu com o presidente do Governo, Matteo Renzi, e o Chefe de Estado, Sergio Mattarela. Nesta manhã, antes da audiência com o papa, ele esteve com alguns empresários.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoÁsiaPapasPapa FranciscoIrã - País

Mais de Mundo

Comício de político e ex-astro do cinema deixa 40 mortos na Índia

Trump ameaça demissões em massa caso governo paralise

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição