Mundo

ONU pede ação rápida para formar governo no Iraque

Para Conselho de Segurança, eleição de Al Abadi é "importante passo" para formação de governo inclusivo para enfrentar avanço de combatentes do Estado Islâmico

Haidar al Abadi: Conselho da ONU solicitou que premiê forme rapidamente governo (AFP)

Haidar al Abadi: Conselho da ONU solicitou que premiê forme rapidamente governo (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2014 às 19h56.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas solicitou nesta quarta-feira ao novo primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, que forme rapidamente um governo capaz de combater a ofensiva "jihadista" do Estado Islâmico (EI).

Em um comunicado, o Conselho destaca que a eleição de Al Abadi é "um importante passo" para a formação de um governo inclusivo para enfrentar o avanço dos combatentes do Estado Islâmico.

O Conselho "urge ao primeiro-ministro eleito, Haidar al Abadi, que trabalhe velozmente para formar um governo o mais rápido possível e dentro do período constitucional".

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, advertiu na terça-feira que o avanço dos extremistas do Estado Islâmico se deve, em parte, ao caráter sectário do governo do até então premier, Nuri al Maliki, que favorecia os xiitas, o que ajudou a estimular os "jihadistas".

Combatentes do Estado Islâmico têm conquistado várias zonas no Iraque, o que levou os Estados Unidos a realizar ataques aéreos para deter seu avanço e lançar provisões para milhares de refugiados.

Um grupo de especialistas dos países membros do Conselho trabalha em um projeto de resolução que inclui sanções a pessoas e empresas que financiem os rebeldes.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUEstado IslâmicoGovernoIraqueIslamismoONUSunitas

Mais de Mundo

Israel mata 19 palestinos que aguardavam distribuição de ajuda em Gaza

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo