Mundo

Obama considera ampliar restrições para armas

Casa Branca considera várias fórmulas para propor à Associação Nacional do Rifle,um poderoso lobby que defende a posse de armas nos Estados Unidos


	Barack Obama já voltou das férias no Havaí
 (AFP / Brendan Smialowski)

Barack Obama já voltou das férias no Havaí (AFP / Brendan Smialowski)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2013 às 12h32.

O governo do presidente americano, Barack Obama, considera implementar várias medidas para lutar contra a violência com armas de fogo, endurecendo os requisitos e o controle para seus detentores, informou neste domingo o jornal The Washington Post.

O jornal disse que uma comissão liderada pelo vice-presidente, Joe Biden, considera implementar várias medidas de controle, incluindo a realização de análises completas dos perfis dos compradores de armas e a criação de uma base de dados com os movimentos e a venda de armas.

O grupo de trabalho também analisará ampliar os testes psicológicos para os compradores e o endurecimento das multas por porte de armas de fogo perto de escolas e das punições por entregá-las a menores.

Com o objetivo de impulsionar a aprovação destas medidas no Congresso, a Casa Branca considera várias fórmulas para propor à Associação Nacional do Rifle (NRF, em inglês), um poderoso lobby que defende a posse de armas nos Estados Unidos.

Segundo o jornal, este plano poderia incluir o aconselhamento periódico com políticos conhecidos por defender o controle da posse de armas de fogo, como o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.

Também incluiria campanhas para conseguir o apoio de distribuidores varejistas de munição, como a rede de supermercados Wal-Mart.

Esta estratégia é uma resposta à tragédia ocorrida em Newtown, no estado de Connecticut (noroeste), onde 26 pessoas morreram em um dos piores massacres em escolas da história dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)ArmasBarack Obama

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia