Mundo

No ano do Jubileu, monarquia tem recorde de popularidade

Para 69% dos britânicos, o Reino Unido iria piorar se a monarquia desaparecesse

Este é o maior índice de popularidade da família real nas doze enquetes realizadas pela empresa de consultoria ICM desde 1997 (Alastair Grant/AFP)

Este é o maior índice de popularidade da família real nas doze enquetes realizadas pela empresa de consultoria ICM desde 1997 (Alastair Grant/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2012 às 20h20.

Londres - Os índices de popularidade da monarquia britânica atingiram recordes históricos num momento em que o país celebra o Jubileu de Diamantes da rainha Elizabeth II, que neste ano completa 60 anos no trono.

Para 69% dos britânicos, o Reino Unido iria piorar se a monarquia desaparecesse, enquanto apenas 22% considera que a instauração de uma república melhoraria a nação. A pesquisa foi publicada nesta quinta-feira no jornal 'The Guardian'.

Este é o maior índice de popularidade da família real nas doze enquetes realizadas pela empresa de consultoria ICM desde 1997, data em que o apoio dos britânicos à monarquia começou a ser medido.

A pesquisa mostra como o sentimento monárquico se expandiu por todas as classes sociais e todas as regiões do Reino Unido no ano do 60º aniversário da chegada ao trono de Elizabeth II, de 86 anos.

A exceção é a Escócia, onde 36% considera que a monarquia prejudica o país, enquanto 50% pensa o contrário.

Segundo a pesquisa, o apoio aos Windsor é maior entre os mais velhos e os eleitores conservadores, mas também tem força entre os simpatizantes dos outros partidos do país.

O fervor monárquico não se desvaneceria com a morte ou abdicação do trono da popular Elizabeth II, já que apenas 10% preferiria um chefe de Estado ao invés de um novo monarca.

Mas isto não quer dizer que o príncipe Charles, de 63 anos, o primeiro na linha de sucessão, desperte um grande entusiasmo, já que só 39% quer que ele assuma após a morte se sua mãe, contra 49% que prefere seu filho mais velho, o príncipe William, de 29 anos. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesEuropaFamília real britânicaGovernoPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Putin propõe marcar conversas de paz diretas com Ucrânia em 15 de maio

Trump pede 20 mil novos policiais para reforço nas deportações de imigrantes

Trump diz que houve 'reset total' e 'grande progresso' em negociação de tarifas com a China

Museu, balé e catedral: saiba qual foi a programação da visita de Janja à Rússia