Mundo

Mudança climática exige novas tecnologias

Participantes de conferência sobre clima promovida pela ONU buscam formas de enfrentar fenômenos como a desertificação

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 15h11.

O aquecimento global demanda o desenvolvimento de novas tecnologias que lidem com seus efeitos. Esta é uma das constatações da décima edição da Conferência sobre Mudanças do Clima, conhecida como COP-10, que a Organização das Nações Unidas (ONU) está promovendo em Buenos Aires.

Os delegados de 128 países que estão reunidos na capital argentina foram conclamados a contribuir para o desenvolvimento de tecnologias capazes de mitigar os mais graves efeitos da mudança ambiental, tais como tempestades, enchentes e desertificação.

A reunião, que tem como pauta central o Protocolo de Kyoto, prossegue até 17 de dezembro. O jornal britânico Financial Times desta quinta-feira (9/12) relembra que a Rússia salvou o protocolo mês passado, quando concordou em ratificá-lo. Graças à decisão, o tratado entra em vigor em 16 de fevereiro.

A satisfação dos ambientalistas com a notícia foi interrompida, porém, com o anúncio nesta semana por autoridades do Reino Unido de que suas metas auto-impostas de redução de emissões de dióxido de carbono não foram atingidas. Segundo o jornal, o país vinha tentando se firmar como um líder mundial na questão ambiental.

O FT aponta, ainda, que os países mais pobres sofrem maiores riscos com os efeitos das mudanças climáticas do que as nações desenvolvidas - e ao mesmo tempo são os menos preparados para lidar com tais efeitos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Exportações da Ásia mantêm força mesmo com tarifas de Trump

Antes de tragédia, Elevador da Glória já descarrilou em Lisboa anos antes por 'anomalia técnica'

Xi Jinping se reúne com Kim Jong-un para discutir laços bilaterais e cooperação

Naufrágio em rio na Nigéria deixa ao menos oito desaparecidos e 32 mortos