Mundo

Militar morre e 11 ficam feridos em confrontos em Donetsk

"Desde esta manhã tem ocorrido um ataque muito intenso, a situação lá é a pior que eu vi até agora", escreveu conselheiro do presidente ucraniano no Facebook


	Aeroporto de Donetsk: quase 5000 morreram em Donetsk e Lugansk desde abril do ano passado
 (Dominique Faget/AFP)

Aeroporto de Donetsk: quase 5000 morreram em Donetsk e Lugansk desde abril do ano passado (Dominique Faget/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2015 às 14h47.

Kiev - Um militar ucraniano morreu e outros 11 ficaram feridos nesta sexta-feira nos combates entre os rebeldes pró-Rússia e as tropas governamentais no aeroporto da cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, os mais intensos desde o início do conflito em abril do ano passado.

"Desde esta manhã tem ocorrido um ataque muito intenso, a situação lá é a pior que eu vi até agora", escreveu o conselheiro do presidente ucraniano, Yuri Biryukov, em sua página no Facebook.

Ao mesmo tempo, o chefe do centro de informações da operação militar contra os rebeldes separatistas, Roman Turovets, disse à agência russa "Interfax" que os militares "contiuam defendendo o aeroporto e não têm a intenção de abandoná-lo".

Turovets classificou como "complicada" a situação, enquanto outro porta-voz, Andrei Lisenko, informou que as tropas conseguiram novamente assumir o controle do estratégico aeroporto Sergei Prokofiev, nos arredores da cidade de Donetsk e principal foco dos ataques na região.

Os separatistas dizem que controlam as instalações aeroportuárias, onde só há grupos isolados de soldados ucranianos, enquanto o comando militar de Kiev sustenta que as forças governamentais se mantêm em suas posições.

Quase 5.000 pessoas, entre civis e combatentes, morreram nas regiões orientais ucranianas de Donetsk e Lugansk desde abril do ano passado, quando Kiev iniciou uma operação militar contra a sublevação separatista que explodiu após a queda do presidente Viktor Yanukovich, em fevereiro de 2014.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteMortesTransportesAeroportosUcrâniaViolência política

Mais de Mundo

Secretário do Tesouro dos EUA considera 'possível' acordo com China antes de novembro

Trump elogia rei Charles III antes de viagem ao Reino Unido para visita de Estado

Netanyahu anuncia abertura de 'rotas adicionais' para que civis abandonem a Cidade de Gaza

Trump inicia segunda visita ao Reino Unido com foco em comércio e conflitos internacionais