Mundo

México apreende veículos com 191 migrantes em condições subumanas

Grupo, que inclui uma brasileira e 181 pessoas da Guatemala, estava sem água e sem comida

México: milhares de imigrantes ilegais cruzam todos os anos o território mexicano rumo aos Estados Unidos (Rex_Wholster/Thinkstock)

México: milhares de imigrantes ilegais cruzam todos os anos o território mexicano rumo aos Estados Unidos (Rex_Wholster/Thinkstock)

E

EFE

Publicado em 19 de abril de 2018 às 21h18.

Agentes federais do México interceptaram dois veículos nos quais viajavam 191 migrantes originais das Américas Central e do Sul em "condições subumanas", sem água nem alimentos, informou o Instituto Nacional de Migração (INM) mexicano nesta quinta-feira.

Do total de migrantes, 181 são originais da Guatemala, nove de Honduras e uma mulher do Brasil. Eles têm o direito de pedir refúgio no México ou, caso contrário, serão devolvidos aos respectivos países.

Um dos veículos é um ônibus que foi interceptado no estado de Hidalgo e no qual viajavam 88 pessoas em "condições de aglomeração e pouca ventilação", informou o INM em boletim. No segundo veículo, um caminhão interceptado no estado de Vera Cruz, viajavam 103 pessoas, 55 delas menores de idade.

Milhares de imigrantes ilegais cruzam todos os anos o território mexicano rumo aos Estados Unidos, um percurso no qual estão expostos a roubos, extorsões, sequestros e até mesmo assassinatos por grupos criminosos, assim como a abusos de autoridades corruptas.

Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoMéxicoDireitos Humanos

Mais de Mundo

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA

Congresso dos EUA convoca diretores de Discord, Twitch e Reddit após assassinato de Kirk