Mundo

Mesmo ausente, Lula brilha mais que Dilma no Morro do Alemão

Nome do ex-presidente foi citado em 100% dos discursos

Lula e Dilma, após a eleição: o padrinho político é enaltecido pela presidente (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Lula e Dilma, após a eleição: o padrinho político é enaltecido pela presidente (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2011 às 14h32.

São Paulo – A inauguração do teleférico do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, teve um personagem oculto que brilhou mais do que todas as autoridades presentes. Trata-se do ex-presidente Lula, que foi citado em 100% dos discursos, incluindo o da presidente Dilma Rousseff.

Independentemente dos méritos de Lula na execução desta obra, o que mais chamou a atenção na cerimônia foram as repetidas menções ao ex-presidente.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, chegou ao ponto de pedir ao cinegrafista da TV estatal NBR, que transmitia o evento vivo, que focalizasse o seu rosto. Naquele momento, disse: “Eu gostaria de mandar um agradecimento especial a alguém que não está presente aqui, mas que garantiu que iria assistir ao evento pela NBR. Essa é para você, presidente Lula. O seu Corinthians venceu o Vasco ontem, mas tudo bem. Parabéns!”.

O nome de Lula também foi citado na cerimônia pelo vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes, pela representante da comunidade do Alemão, Nilcea Rocha da Conceição, e pela própria presidente da República.

Dilma iniciou o discurso falando sobre o seu padrinho político. “Aqui falta uma pessoa, o Lula, que colocou mais do que recursos financeiros nessa obra, colocou o carinho, o amor, o respeito e a esperança de que esse país pode ser diferente. A minha saudação ao presidente Lula, que não está aqui hoje.”

No meio do discurso, Dilma citou Lula novamente ao lembrar que ele a apelidou de "Mãe do PAC" em um evento na Rocinha.

Em tempo: a exaltação a Lula acontece na mesma semana em que Dilma falou, pela primeira vez, sobre um possível segundo mandato.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Mundo

Israel intensifica preparativos para ofensiva em Gaza

Putin e Trump: mídia russa reage de forma negativa ao encontro de presidentes no Alasca

Venezuela se prepara para reação militar contra os EUA com 4,5 milhões de paramilitares mobilizados

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares